Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2015

Diretor de cadeia é detido e afastado do cargo
Secretário de Justiça e Direitos Humanos informou que caso será apurado. Mulheres entraram na unidade e deram bebida para agentes prisionais.
Diretor de cadeia é detido e afastado do cargo
Foto: g1.globo.com

O diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, foi detido e afastado do cargo após a fuga de 26 presos da unidade nesta quinta-feira (5). O secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, informou que há indícios de falhas que precisam ser apurados. Segundo ele, outras pessoas que não eram servidores, nem detentos, estavam dentro da unidade, o que é proibido.

O secretário disse ao G1 que o diretor já foi substituído. "Não queremos fazer nenhum pré-julgamento, mas detectamos que houve falha porque tinha gente que não era preso, nem servidor, dentro da cadeia. Vamos abrir processo [administrativo] para identificar se houve participação do diretor e dos agentes na fuga dos presos. O diretor foi afastado por precaução", afirmou.
O diretor e os agentes foram detidos pela Polícia Civil e autuados em flagrante por supostamente terem facilitado a fuga dos presos, na madrugada de hoje. Essas pessoas de fora, as quais o secretário se referiu, teriam aberto os cadeados das celas depois que os dois agentes prisionais que faziam a segurança da unidade terem sido supostamente dopados por uma bebida alcoólica oferecida por duas mulheres, que teriam ido ao local para visitar os presos, segundo a Polícia Civil.

Contudo, o secretário reafirmou que não há prova de envolvimento do diretor na fuga, mas que o caso precisa ser apurado. Os presos fugiram pela porta da frente da unidade. Os agentes que teriam sido dopados se encontram em uma unidade hospitalar onde recebem atendimento médico, conforme o secretário.

Do total de fugitivos, três foram recapturados pela polícia após os trabalhos serem intensificados. "Conversei com o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, e reforçamos as buscas pelos presos. Já recuperamos uma arma e três fugitivos", disse Dorilêo. Tinham sido levadas cinco armas de fogo da unidade.

A Sejudh designou o secretário adjunto de Administração Penitenciária e o superintendente de Gestão de Cadeias para acompanhar a situação após a fuga, bem como tomar providências. O Serviço de Operações Especiais (SOE)

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir