Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-02-2015

Principais Personagens do Pleito de 2016
Já começou a corrida para a disputa da eleição municipal de 2016 em Marataízes, vamos fazer uma análise fria dos principais personagens e suas respectivas importâncias para o desenrolar das articulações.
Principais Personagens do Pleito de 2016
Foto: Reprodução

TININHO – Tudo vai depender se continua ou não a frente do Executivo Municipal. Se continuar até as eleições entra como forte candidato. Tem trânsito livre no PT estadual e ajudou eleger Rodrigo Coelho e Givaldo Vieira e ainda tem João Coser que pode ajudá-lo a formar um bom grupo aqui em Marataízes. Hoje o prefeito tem o apoio de dez vereadores, basta saber se continuarão ao seu lado nas eleições, há a expectativa do começo de algumas obras impactantes, como a urbanização do Bairro Acapulco, com rede de Esgoto e asfalto, Reforma do CAIC, Reforma da Praça da Barra e Urbanização da Praia Central, um sonho de moradores e comerciantes locais. O ponto fraco de Tininho são alguns secretários, que não agregam valor POLÍTICO a seu grupo, dos treze secretários podemos citar dois ou três que com seus trabalhos e carisma estão trazendo dividendos políticos para o prefeito.

TONINHO – O ex-prefeito provou na eleição passada (2012) que tem voto, disputou contra Jander e uma estrutura muito bem arquitetada pelos assessores de Jander e obteve mais de sete mil votos. Hoje Toninho está em situação privilegiada, pode escolher se concorre ou não com a despreocupação que o tempo lhe oferece. Tem a seu favor uma boa administração para mostrar a população (2005/2008), tem ligação política com Hartung desde a época que foi prefeito, tem a simpatia dos comerciantes e se favorece da instabilidade política que tomou conta de Marataízes. Conta também a seu favor as quatro disputas consecutivas para prefeito de Marataízes, a experiência obtida nestas disputas pode fazê-lo errar menos, pois suas decisões serão balizadas na razão. Em desfavor de Toninho podemos citar a falta de traquejo político de alguns aliados, que dificulta a aproximação de algumas lideranças com o ex-prefeito.

JANDER – Em relação à Jander uma coisa é certa, ele não ficará de fora da eleição de 2016, a expectativa é se ele estará ou não no comando do Executivo Municipal. A liderança e o carisma de Jander são incontestáveis no mercado politico de Marataízes, mas resta saber se terá folego para formar um grupo se estiver fora do poder, com a certeza que não poderá ser candidato e sim escolher alguém para apoiar. Com o grupo de Jander pode acontecer de tudo, apoiar Toninho, lançar um candidato para marcar terreno ou mesmo se dividir nessas duas possibilidades, certo mesmo é que o grupo de Jander quer a derrota de Tininho. Jogando contra Jander está seu afastamento pela justiça, que se arrasta a mais de um ano e meio, limitando seu poder de articulação.

WILLIAN DUARTE – O atual presidente da Câmara já provou que sabe articular e mais uma vez será presidente no ano da eleição, época que o Executivo precisa e muito da Casa de Leis. O ponto fraco do Vereador/Presidente é seu partido, que não há muitos candidatos, fazendo dele refém do seu próprio partido, tendo que abrir negociação para a acomodação do PMDB numa boa coligação e quem se propor a fazer isso com certeza vai cobrar caro.

DEMAIS VEREADORES – Até o momento nenhum vereador se destacou nessa legislatura, exceto o vereador Loro, que com sua oposição serrada ao atual prefeito ganhou admiração daqueles que não apoiam o prefeito Tininho, resta saber se isso se transformará em votos.

DILCEA MARVILA – Dilcéa Marvila provou mais uma vez que tem seus votos. Em uma eleição para Deputada Estadual concorrendo com mais 12 candidatos locais conseguiu obter mais de mil e oitocentos votos. É desnecessário dizer que Dilcéa Marvila também não ficará de fora das articulações políticas para a disputa municipal de 2016.

PRESIDENTES DE PARTIDO – Infelizmente não temos nenhum presidente de partido que se destaque no cenário político municipal. Podemos citar alguns que fazem bem seus trabalhos como presidente, Pastor Waltair com o PDT, Ruann Henrique com o PC do B.

Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir