Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-02-2015

Diagnóstico de teste do vírus HIV em 30 min
Cerca de 150 mil pessoas que vivem no Brasil têm HIV e não sabem. Por isso, #PartiuTeste. É com essa hashtag que o Ministério da Saúde pretende manter-se firme no enfrentamento contra o vírus da AIDS. Ao lado do cantor Carlinhos Brow, o ministro da Saúde,
Diagnóstico de teste do vírus HIV em 30 min
Foto:

A primeira cidade a receber a campanha no Carnaval foi a capital baiana. "Porque Salvador tem um grande simbolismo pelo seu Carnaval, mas também porque concentra um grande número de jovens que vêm para a festa. E é exatamente a população entre 15 e 24 anos que vem apresentando um aumento significativo de novos casos de AIDS. É uma geração que não conviveu com o drama da AIDS desses últimos 30 anos, que tem um comportamento sexual mais liberal, e não se sente tão vulnerável. Então, Carnaval e juventude têm tudo a ver. Nós precisamos aproveitar esse momento para #PartiuTeste e colocar toda a população brasileira numa postura de prevenção, usando camisinha, fazendo o teste", explicou.
Durante o Carnaval os testes serão oferecidos gratuitamente a partir do sábado (14) até terça-feira (17), sempre das 09 às 21 horas, em dois postos: na Rua Marquês de Leão, na Barra; e na Praça Municipal, no Centro Histórico. No evento foram apresentados os primeiros resultados do uso do teste oral para diagnóstico do vírus HIV, além dos resultados regionais da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP).
O Ministério da Saúde já enviou cerca de 140 mil testes para estados brasileiros este ano, sendo 10 mil apenas para o estado da Bahia. "Vamos abordar pessoas em baladas, população de rua, locais. Atuaremos aonde os grupos mais vulneráveis podem ser abordado sem a necessidade de trazer ao laboratório. O teste é muito simples e rápido, com resultado em 30 minutos, porque é extraído da boca e não exige infraestrutura laboratorial. Se der positivo, a pessoa tem a possibilidade de procurar o serviço de referência e iniciar o tratamento imediatamente. Isso é decisivo, até porque quando a gente trata uma pessoa com HIV positivo e a carga viral fica indetectável, ela deixa de transmitir para outras pessoas", esclareceu o ministro Arthur Chioro.
De acordo com as pesquisas do MS, os dados brasileiros não são alarmantes, de 30 anos de luta contra a AIDS, com resposta brasileira considerada exemplo mundo a fora. "O Brasil é um dos poucos países que comprou de fato o enfrentamento contra a infecção do HIV", concluiu Chioro. "Nossos índices não são tão alarmantes diante de outros estados do país. No Carnaval nos recebemos gente do mundo inteiro, e o cidadão baiano que gosta de namorar e é bastante educado nesse quesito, e nós queremos manter isso. Mas nós queremos também salientar e alertar a quem não viveu a AIDS dentro da visão de uma epidemia. O ministério de Saúde está distribuindo no Brasil 120 milhões de camisinhas. Dá pra fazer amor bastante. A gente quer que se faça amor, mas com essa responsabilidade", reforçou o cantor Carlinhos Bronw
Pesquisa Nordeste
De acordo com a PCAP indica que, no Nordeste, 95% da população sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e Aids. O questionário foi realizado em 2013, com 12 mil pessoas, na faixa etária de 15 a 64 anos. Mesmo assim, 49% dos nordestinos não fizeram uso do preservativo na última relação sexual, com parceiro casual nos últimos doze meses.
Os dados da Região Nordeste, comparativos com pesquisas anteriores, mostram que o uso do preservativo na última relação sexual, ocorrida nos últimos 12 meses, tem diminuído: 70% em 2004, 52% em 2008 e 62% em 2013. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 20%, em 2004, para 22% em 2008, chegando a 39% no ano de 2013.
Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Para o enfrentamento, a Secretaria Municipal da Saúde mantém um plano estratégico para contenção da doença durante o ano inteiro na capital. Em 2014, foram registrados 607 novos casos de Aids na capital baiana.

Fonte: www.tribunadabahia.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir