Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2015

Operação combate grupos de detentos que chefiavam tráfico no
Detentos comandavam tráfico de dentro de penitenciárias no estado. Nesta segunda, Ministério Público cumpre mandados em diferentes cidades.
Operação combate grupos de detentos que chefiavam tráfico no
Foto: g1.globo.com

O Ministério Público realiza na manhã desta segunda-feira (9) uma operação para combater grupos criminosos que comandavam o tráfico de drogas de dentro de presídios do Rio Grande do Sul. Com o apoio da Brigada Militar e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), são cumpridos mandados de prisão preventiva e busca e apreensão nos municípios de Campo Bom, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).

A partir de outra operação realizada em 2014, foi constatado que detentos da Pasc e do Presídio Central de Porto Alegre ordenavam, além da distribuição de drogas, execuções de desafetos para conquista de territórios para o tráfico. Conforme o promotor Ricardo Herbstrith, eles utilizavam smartphones e atuavam nos núcleos que desejavam.

"Os presos, a partir de suas celas, administram suas células criminosas como se estivessem em escritórios", salientou.
Segundo o MP, os investigados pertencem a uma facção. No decorrer da investigação, 30 pessoas foram presas e houve a apreensão de 31 quilos de crack, 32 quilos de maconha, cinco quilos de cocaína, três veículos clonados, um fuzil, dez pistolas, duas espingardas, uma submetralhadora e três coletes.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir