Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-02-2015

Sudeste concentra mais da metade dos casos de dengue de jane
O Ministério da Saúde divulgou, nesse sábado, o primeiro balanço do ano para a dengue e a febre chikungunya. No mês de janeiro, foram registrados quase 41 mil casos de dengue. Mais da metade na região Sudeste do país. O número corresponde a um aumento de
Sudeste concentra mais da metade dos casos de dengue de jane
Foto:

Por outro lado, as mortes no período reduziram 83,7%. Em relação à febre chikungunya, foram registrados, em janeiro, 23 casos autóctones, ou seja, que ocorreram dentro do próprio país, sendo 22 na Bahia e um em Goiás. Não houve registros de casos importados.

Os dados foram divulgados nesse sábado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o Dia D de mobilização contra a dengue e a chikungunya, em Valparaíso, Goiás.

Na ocasião, o ministro e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participaram de uma inspeção em residências da comunidade, para verificar a presença de possíveis criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Arthur Chioro alertou a população de que é preciso reforçar as ações de prevenção, principalmente nesse início do período de chuvas, considerado o mais crítico.

O ministro considerou a escassez de água um dos fatores determinantes para o aumento dos casos.

Dezesseis médicos, de diferentes especialidades, além de outros agentes de saúde, orientaram a população em estandes montados pela prefeitura de Valparaíso. O aposentado Domingos Miranda, aproveitou a oportunidade, para buscar atendimento.

Para intensificar as medidas de prevenção e controle da Dengue e da Chikungunya, o Ministério da Saúde repassou recurso adicional de 150 milhões aos estados e municípios brasileiros e elaborou planos nacionais de contingência.

Fonte: radioagencianacional.ebc.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir