Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2015

Frescobol entra para a lista de patrimônios imateriais
Prática esportiva foi considerada parte do estilo de vida da cidade. Esporte foi criado há 70 anos nas praias cariocas e se associou à paisagem.
Frescobol entra para a lista de patrimônios imateriais
Foto: g1.globo.com

Praticado por muitos cariocas nas praias do Rio, o frescobol entrou para a lista de patrimônios imateriais da cidade. O prefeito Eduardo Paes fez a declaração nesta segunda-feira (9), após estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, que considerou a prática esportiva como parte do "estilo de vida" da cidade e totalmente associado à paisagem cultural das praias do Rio de Janeiro.

No ano em que se comemora 70 anos de criação do frescobol e o aniversário de 450 da Cidade Maravilhosa, os praticantes do esporte ficaram animados com o reconhecimento.

"Isso é fenomenal! O frescobol é um esporte criado aqui, nas areias de Copacabana, e é jogado no mundo inteiro. Isso é um benefício para o esporte brasileiro", disse Daniel Fink, professor de frescobol.

Daniel dá aulas na Praia de Copacabana há oito anos. No local, redes de proteção foram colocadas ao redor do espaço em que o frescobol é praticado. Lá, o jogo é feito próximo ao calçadão e não na beira do mar, já que, desde 2009, existe uma proibição das 8h às 17h para a segurança dos banhistas.
"Foi um esporte que ficou um tempo marginalizado por ser praticado na beira da água. Nesse espaço aqui em Copacabana, praticamos mais próximo ao calçadão colocamos rede para montar quadras", explicou.
Seja nas areias de Copacabana ou em qualquer outra praia, o frescobol não tem limite de idade. "Aqui a gente dá aula para pessoas de qualquer idade. Todo dia aparece gente por aqui, tem turista o ano inteiro. As pessoas param pra olhar e a gente chama pra brincar um pouco", explicou Fink.

Os estudos feitos pelo IRPH foram baseados em um vídeo produzido por atletas e praticantes que defenderam a importância do frescobol no cotidiano do Rio de Janeiro. Durante o levantamento de dados sobre a prática esportiva, o IRPH mapeou o esporte e apontou o mapa das principais praias onde o é praticado: Ilha do Governador (Praia da Bica), Praia do Flamengo, Praia de Copacabana (Santa Clara e Bolívar), Praia do Diabo (Arpoador), Barra da Tijuca (Pepê e Posto 7) e Recreio dos Bandeirantes (Posto 9).

*Sob supervisão de José Raphael Berrêdo

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir