Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2015

Governo de MS inicia distribuição de 155 mil preservativos
Secretaria de Saúde distribuirá kits para prefeituras
Governo de MS inicia distribuição de 155 mil preservativos
Foto: www.correiodoestado.com.br

Começou nesta segunda-feira (9), a entrega dos materiais e kits de prevenção para serem distribuídos durante o carnaval para os municípios do Estado, fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES).
Ao todo serão distribuídos cartazes informativos do Ministério da Saúde, 600 camisetas para equipes de saúde e 155 mil panfletos com preservativos com orientações e cuidados para se prevenir contra a Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Este ano com o tema "Desenrola pra rolar", serão distribuídos para os municípios os panfletos informativos com preservativos anexados. A campanha é voltada ao público sexualmente ativo, em especial os jovens. Além do material informativo, os municípios de Mato Grosso do Sul contam com o envio mensal de preservativos para distribuição em suas unidades de saúde, reforçando as ações desencadeadas pelos municípios.
Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Larissa Castilho, a conscientização da população sobre o uso de preservativos é o grande foco da campanha, principalmente em períodos festivos como o carnaval. "A secretaria de estado de saúde tem como foco a conscientização da população pelo uso da camisinha. O carnaval é um período com grande circulação de pessoas e turistas em vários municípios do estado, por isso é importante esta conscientização e engajamento sobre o sexo seguro", destacou.
Com a chegada dos materiais, a SES/MS está convocando os municípios do Estado para a retirada de seus kits junto a Coordenadoria de Prevenção a DST/Aids no prédio da SES/MS, até sexta-feira (13) das 8h às 17 horas.
O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das DSTs e da AIDS. Por isso, a estratégia de distribuição de camisinhas em pontos de grande concentração de pessoas nesta época do ano é fundamental. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e, por isso, não conhecem sua sorologia.

Fonte: www.correiodoestado.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir