Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2015

Samsung avisa sobre gravação de dados de voz em TVs intelige
Para reconhecimento de voz funcionar, dados são enviados a "terceiros". Empresa negou acusação de espionagem dos donos de seus televisores.
Samsung avisa sobre gravação de dados de voz em TVs intelige
Foto: g1.globo.com

A Samsung está avisando as pessoas que possuem algum de suas TVs inteligentes (Smart TVs) que não discutam temas delicados em frente aos televisores, pois esses dados de áudio são gravados e transmitidos a "terceiros" para que o sistema de reconhecimento de voz funcione.
"Esteja ciente de que, se suas palavras incluírem informações pessoais ou confidenciais, essas informações estarão entre os dados capturados e transmitidos para terceiros por meio do uso do reconhecimento de voz", diz texto da política de privacidade da fabricante sul-coreana.
Organizações e ativistas, entre eles um representante da Fundação Fronteira Eletrônica (EEF, na sigla em inglês), compararam a companhia sul-coreana ao sistema de monitoramento Big Brother, descrito no romance "1984", do escritor britânico George Orwell.

"Terceiros"
A empresa, porém, negou nesta terça-feira (10) que espione os usuários das Smart TV´s. A companhia emitiu um comunicado para se defender. No texto, diz aplicar "as medidas e práticas de segurança padrões da indústria" para "proteger a informação pessoal dos clientes e evitar sua coleta ou uso não autorizado".
Em sua defesa, a multinacional explicou o funcionamento do reconhecimento de voz. O sistema envia as palavras faladas pelos clientes à base de dados externa de um serviço terceirizado. O banco analisa esses dados para fornecer ao usuário conteúdos pedidos.
A Samsung informa não guardar as gravações dos clientes. Um dos detalhes que mais gerou desconfiança no informa da Samsung foi o termo "terceiros" para mencionar a entidade que analisa os dados de voz de donos de Smart TVs. Segundo a Samsung, o "terceiro" se refere à empresa norte-americana Nuance, especializada em reconhecimento de voz e que, segundo a Samsung, também não guarda as conversas dos usuários em frente à tela.
A empesa sul-coreana informa que o reconhecimento de voz pode ser ativado e desativado de forma opcional e, quando está ativado, é sinalizado por um ícone fácil de ver na tela.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir