Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-02-2015

DF recebe mais 41 profissionais por meio do Mais Médicos
Lista de cidades contempladas será divulgada pelo Ministério da Saúde. Profissionais começarão a trabalhar no dia 2; contrato é de três anos.
DF recebe mais 41 profissionais por meio do Mais Médicos
Foto: g1.globo.com

O Distrito Federal vai receber mais 41 profissionais por meio do programa Mais Médicos. A lista com todos os municípios contemplados nessa nova etapa será divulgada no site do Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira (10). Os médicos começarão a trabalhar no dia 2 de março, com contrato de três anos. De acordo com o governo local, as lotações só serão definidas após a confirmação dos inscritos.
Atualmente, o DF conta com 70 profissionais do programa – 11 brasileiros e 59 cubanos. A adesão ao programa ocorreu em julho de 2013, quando 31 profissionais vieram para a capital do país. Desde então, Brasília recebeu profissionais em sete ocasiões. A Secretaria de Saúde informou que 15 deles desistiram do projeto por motivos pessoais.
Os médicos do DF vinculados ao Mais Médicos recebem bolsa-formação, paga pelo Ministério da Saúde, além de auxílio-moradia de R$ 1,5 mil e vale-alimentação de R$ 500. Eles integram equipes de Estratégia Saúde da Família em centros e postos de saúde, além de clínicas da família.
De acordo com a secretaria, unidades em 12 regiões administrativas contam com os profissionais: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará/Estrutural, Riacho Fundo II, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
Saúde da Família
Dados do Conselho Federal de Medicina apontavam que o Distrito Federal possuía a menor cobertura populacional do país na Estratégia Saúde da Família em setembro do ano passado, com índice de 20,06%.

O programa prevê o fortalecimento da atenção primária à saúde por meio da inserção de profissionais na comunidade, incentivando o acesso aos serviços da rede pública e a prevenção de doenças.
A Secretaria de Saúde questionou os dados e diz que a taxa na capital do país é de 27,85%. Ainda assim, figurava com o pior desempenho entre as unidades da federação. São Paulo era segunda unidade da federação com pior índice, com cobertura de 30,07%, seguida pelo Rio Grande do Sul (42,09%), Roraima (44,33%).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir