Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 10-02-2015

El País: Netflix está disponível em Cuba
Serviço custará US$ 8 por mês. Salário médio no país é de US$ 20 e acesso à banda larga é restrito
El País: Netflix está disponível em Cuba
Foto: www.maratimba.com

"A empresa de produção e distribuição de conteúdo audiovisual Netflix anunciou nesta segunda-feira (09/02) que seu serviço pela Internet está disponível em Cuba. Em um comunicado de imprensa, a companhia disse que oferecerá seus conteúdos aos "consumidores cubanos" na medida em que vá melhorando o acesso à Internet e se generalize o uso de cartões de crédito. O anúncio da Netflix, um serviço que nas atuais condições da ilha é inacessível para a imensa maioria dos cubanos, é uma declaração de intenções sobre as esperanças que as grandes empresas norte-americanas depositam em uma futura abertura econômica da ilha", escreve Pablo Ximénez de Sandoval em seu artigo publicado no jornal espanhol El País.

Porém, o jornalista aponta alguns obstáculos: "O serviço online básico da Netflix custa 7,99 dólares por mês. O salário médio em Cuba é de 20 dólares por mês. Com uma conexão na Internet, o usuário pode ver todo o catálogo à la carte, que inclui séries de sucesso. Cuba, onde governa uma ditadura comunista há mais de 50 anos, tem uma das menores taxas de penetração de Internet do mundo, menos de 5%. O acesso de banda larga, imprescindível para poder ver filmes em streaming, é fortemente restrito.

Além destas dificuldades, faz falta um cartão de crédito internacional para poder pagar. A MasterCard anunciou que seus cartões poderão ser utilizados em Cuba desde o dia 1º de março e a American Express também afirmou que vai começar a operar na ilha".

"Estamos encantados em oferecer finalmente os serviços da Netflix às pessoas de Cuba, conectando-as com histórias de todo o mundo, que elas vão adorar", disse no comunicado o CEO da empresa, Reed Hastings. "Cuba tem grandes cineastas e uma poderosa cultura artística e esperamos que algum dia possamos levar seu trabalho a um público de mais de 57 milhões de pessoas".

No último dia 17 de dezembro, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram o restabelecimento de relações entre os dois países depois de 53 anos de hostilidade. No dia 15 de janeiro, a Casa Branca, apesar de não ter poder para desfazer a complexa estrutura legislativa do embargo, anunciou novas medidas para facilitar as viagens de americanos a Cuba, menores restrições comerciais e financeiras, o uso de cartões e a exportação de produtos de telecomunicações para a ilha. Os Estados Unidos esperam com estas medidas que se produza um fortalecimento da sociedade civil independente em Cuba que derive em mudanças econômicas e políticas.

"Nas atuais condições, a presença da Netflix na ilha parece restrita aos turistas e os hotéis internacionais. No entanto, o anúncio da companhia é um importante precedente. A Netflix, com sede em Los Gatos, na Califórnia, lançou suas operações em streaming em 2007. Atualmente tem 57 milhões de assinantes em 50 países, sendo que 5 milhões na América Latina", conclui a matéria do jornal El País.

Fonte: jb.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir