Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2015

Confirmações da doença em Votorantim dobram na semana
Os casos de dengue dobraram no período de uma semana em Votorantim. Agora são 52 diagnósticos positivos registrados em 2015, o equivalente a um crescimento de 108% em relação aos 25 confirmados há sete dias.
Confirmações da doença em Votorantim dobram na semana
Foto: cruzeirodosul.inf.br

Outra preocupação da Prefeitura de Votorantim é o crescimento de focos do mosquito transmissor da doença. O levantamento do índice larvário na cidade detectou um aumento de 1 para 4,9 entre outubro de 2014 e janeiro deste ano. "Com água e o tempo quente, que são as condições ideais para a procriação do Aedes aegypti, em menos de uma semana o ciclo se completa e uma nova geração de mosquitos nasce", explica a diretora da Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira.

Pelos cálculos da Prefeitura, a dengue está espalhada por toda a cidade. Todas as 14 regiões de Votorantim, tomando como referência as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro, já registraram pelo menos um caso da doença em 2015.

A Secretaria da Saúde alertou que não há localidade em situação confortável e com menor risco. "As orientações sobre prevenção valem para toda a cidade. Pedimos que a população compreenda que o risco é grande e os criadouros precisam ser eliminados", salienta a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.

Segundo o governo municipal, os casos tendem a aumentar de maneira progressiva caso haja pessoas doentes e mosquitos em uma mesma região. Por esse motivo tem sido reforçada a orientação para o uso de repelentes e a retirada de água parada.
Nesse sentido, na semana passada, a Prefeitura de Votorantim iniciou no bairro Parque Bela Vista uma operação para recolher os criadouros do mosquito. A escolha não foi por acaso, pois naquela região está concentrado o maior número de casos no município.

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram ontem no local para nebulizar as residências. Seis profissionais fizeram a borrifação do veneno que combate o Aedes Aegypti, em um raio de 100 metros do ponto onde foi registrado um caso da doença.
O supervisor da zoonoses, Joel Paulo, ressaltou que esse trabalho tem sido diário com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito. Os moradores foram convidados a deixar os imóveis para evitar a inalação do produto.

O aposentado José Carlos Fioravante, 62 anos, tem um ponto de material reciclado no bairro e disse receber com frequência a visita de funcionários da zoonoses. O local é aberto, sem cobertura, e nele são estocados garrafas PET, garrafas e papelões. "Tomo muito cuidado, tenho medo da dengue e o material fica pouco tempo por aqui", relata.

Com o objetivo de conscientizar ainda mais a população, a Secretaria Municipal da Saúde realizará hoje, às 8h e às 14h, no Sesi de Votorantim, treinamento contra a proliferação do mosquito transmissor e sobre a prevenção da dengue. A atividade será dirigida aos funcionários da unidade de ensino. Quem fará a conscientização será o cirurgião-dentista Abilio Gama Botto Filho, que explicará como o mosquito transmissor pode ser combatido.

Vale lembrar que febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, cansaço e manchas vermelhas na pele são os sintomas da dengue. Ao apresentar esse quadro, o paciente deverá procurar um serviço de saúde o quanto antes. Na rede pública de Votorantim, as referências são as 13 UBSs que estão preparadas para avaliar os pacientes e, em caso de suspeita, providenciar a notificação e a realização dos exames indicados de acordo com o início dos sintomas. Quem viajou há menos de quinze dias deve informar ao médico.
Em todos os postos de saúde também é possível encontrar um folder com o título Votorantim está contra a dengue. O informativo detalha, de uma forma direta e ilustrada, o que é a doença, os sintomas e como acabar com o mosquito.

O mesmo em Iperó

Permanece em 150 o número de casos confirmados de dengue em Iperó. A informação foi passada ontem pelo Departamento de Comunicação e Relações Públicas do município e é a mesma comparada à semana passada.
Em janeiro, a Prefeitura de Iperó realizou a nebulização dos bairros mais afetados e uma operação em George Oetterer. Foram recolhidas 22 toneladas de resíduos com a ajuda de três caminhões.

Fonte: cruzeirodosul.inf.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir