Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-02-2015

Doações de sangue diminuem 40% na época do carnaval
Para atrair doadores, Hospital de Clínicas, em Curitiba, lança campanha. No Paraná, existem 22 unidades habilitadas para fazer a coleta.
Doações de sangue diminuem 40% na época do carnaval
Foto: g1.globo.com

O Biobanco do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), lançou a campanha "O Carnaval está no sangue" para atrair doadores nesta época do ano.

De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), no carnaval, o número de doações de sangue cai 40%.

O estoque dos bancos de sangue diminui no período das festas carnavalescas devido ao fato de que muitas pessoas viajam no feriado prolongado. Nessa época também aumentam os acidentes de trânsito, o que influencia diretamente na procura por bolsas de sangue nos hospitais do estado.

No Paraná, existem 22 unidades do Hemepar habilitadas para fazer a coleta. Os centros de doação atendem 384 hospitais no estado. O centro de Curitiba recebe diariamente uma média de 120 doadores que abastecem cerca de 40 hospitais. Confira os endereços para doação em todo o Paraná.

As unidades de todo o estado funcionarão normalmente durante a semana que antecede o carnaval – de segunda (9) a sexta-feira (14) – das 7h30 às 18h30 e no sábado das 8h às 18h. Já na segunda-feira (16) e terça-feira (17) não haverá coleta de doações e na quarta-feira (18) o centro reabre ao meio-dia.

O procedimento de doação de sangue dura aproximadamente 40 minutos e é realizado por profissionais qualificados. O período entre uma doação e outra deve ser de 60 dias para os homens e de 90 para as mulheres.

Para fazer a doação, é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado (recomenda-se evitar a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.Para outras informações, o Hemepar disponibiliza o número de telefone 0800 645 4555.

Aplicativo
Em junho do ano passado, o Hemepar criou o aplicativo Hemogram, que tem o objetivo de aumentar o índice de doações de sangue. O sistema pode ser baixado por qualquer smartphone e disponibiliza notificações de pedidos de sangue do centro de doações.

No momento do cadastro, o usuário deve informar seus dados pessoais, tipo sanguíneo e data da última doação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir