Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-02-2015

Sobe para cinco o número de mortos em plataforma da Petrobra
A informação é do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-ES). Quatro pessoas continuam desaparecidas
Sobe para cinco o número de mortos em plataforma da Petrobra
Foto: gazetaonline.globo.com

Subiu para cinco o número de mortos em decorrência da explosão no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus na tarde desta quarta-feira (11).

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-ES), dois corpos das seis vítimas desaparecidas foram encontrados nesta quinta-feira (12).

O acidente, ocorrido na tarde desta quarta-feira (11) deixou 10 feridos. Agora são quatro o número de vítimas desaparecidas no litoral de Aracruz, Norte do Espírito Santo. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), 74 pessoas estavam no navio-plataforma.

Sem iluminação, bombeiros encontram dificuldade

Os bombeiros passaram a noite de quarta-feira (11) e madrugada de quinta (12) em busca dos desaparecidos na explosão do navio-plataforma que presta serviços para a Petrobras. O navio está sem iluminação, o que dificulta o resgate.

Feridos

Dos feridos, oito foram internados no Vitória Apart Hospital e dois, no Hospital Meridional, ambos na Serra. Os demais trabalhadores foram resgatados e levados para um hotel em Vitória.

Das oito vítimas do acidente com a plataforma da Petrobras que foram levadas para o Vitória Apart Hospital, quatro receberam alta da unidade na madrugada desta quinta-feira (12). A informação, extra-oficial, é de funcionários do hospital que conversaram com a reportagem da TV Gazeta.

O acidente

Em nota divulgada no início da noite desta quarta-feira, a Petrobras confirmou que uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus deixou três mortos, 10 feridos e seis pessoas desaparecidas na tarde desta quarta-feira (11).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até as 17 horas, dez pacientes tinham sido transferidos, sendo duas vítimas de queimaduras e oito vítimas de traumas. Elas foram encaminhadas para o Vitória Apart Hospital e Hospital Metropolitano, na Serra.

O navio está na região litorânea de Aracruz, Norte do Espírito Santo. Todas as vítimas são de uma empresa terceirizada.

Marinha

Em nota, A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informou que um navio e duas aeronaves da Marinha estão se deslocando para a área, com a prioridade inicial de realizar a evacuação de pessoal e remover as vítimas para os hospitais da Grande Vitória.

A Capitania dos Portos informou ainda que será aberto um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a fim de esclarecer as causas e responsabilidades pelo ocorrido na plataforma. O prazo para a conclusão do Inquérito é de 90 dias.

Nota na íntegra da Petrobras

A Petrobras lamenta informar a ocorrência nesta quarta-feira, dia 11/2, por volta de 12h50, de uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras. A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e faleceram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos.

A BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

Fonte: gazetaonline.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir