Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2015

Sergipe tem demanda integralmente atendida na primeira chama
Todas as 60 vagas solicitadas pelo estado foram ocupadas por m�dicos com CRM Brasil.
Sergipe tem demanda integralmente atendida na primeira chama
Foto: Fax Aju

Os selecionados devem se apresentar aos munic�pios at� o dia 20 ou perder�o a vaga A demanda apresentada pelos munic�pios sergipanos foi integralmente atendida j� na primeira chamada de profissionais do Programa Mais M�dicos. Nesta fase, apenas os que possuem registro no Brasil puderam participar da sele��o. Com isso, o estado contar�, a partir deste ano, com o refor�o de 60 profissionais atuando em unidades b�sicas de sa�de de 27 munic�pios. Os m�dicos alocados t�m at� 20/2 para se apresentar nos munic�pios portando a documenta��o exigida no Edital do Programa. Caso n�o compare�am, perder�o a vaga que ficar� dispon�vel na segunda chamada de sele��o de m�dicos.

Em todo o pa�s, 91% das cidades que aderiram ao novo edital do Programa Mais M�dicos tiveram 100% das vagas preenchidas. Entre as 1.294 cidades brasileiras participantes, 1.181 conseguiram atrair profissionais para suprir 100% das vagas dispon�veis no novo edital, lan�ado em janeiro. Outras 46 tiveram a solicita��o parcialmente atendida e 67 munic�pios ainda n�o conseguiram atrair nenhum m�dico. Destas, 30 cidades n�o foram escolhidas por nenhum profissional dentre as quatro op��es dispon�veis. Apenas um, dos 12 Distritos Ind�genas, n�o preencheu todas as vagas.

Confira a apresenta��o do ministro.

Das 4.146 op��es dispon�veis para os m�dicos, 3.936 j� foram ocupadas. Ao todo, 1.227 cidades e 12 DSEIs atra�ram m�dicos para ocupar integral ou parcialmente as vagas nas unidades b�sicas de sa�de. Cerca de 50% (605) dos munic�pios escolhidos est�o dentro do crit�rio de vulnerabilidade social e econ�mico, como as cidades com 20% de sua popula��o em extrema pobreza, com IDH baixo e muito baixo, localizadas no semi�rido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regi�es metropolitanas. Tamb�m foi garantida expans�o para os distritos ind�genas.

O ministro da Sa�de, Arthur Chioro, avalia que os excelentes n�meros de inscri��o dos m�dicos e escolha de munic�pios demonstram a efetividade do Programa. "O Mais M�dicos de fato est� tendo uma resposta de credibilidade da popula��o e dos gestores, que avaliam positivamente, al�m dos m�dicos que participam do Programa. Todos demostram uma satisfa��o muito grande com o Mais M�dicos", comemora.

O Sudeste foi a regi�o mais atendida: das 1.019 op��es dispon�veis, 1.010 foram preenchidas. No Sul, das 520 solicitadas, 504 foram ocupadas, seguido do Centro-Oeste, com 380 ocupadas entre as 393 dispon�veis, do Nordeste, com 1.708, das 1.784 poss�veis e do Norte que 303 profissionais para as 395 vagas apontadas pelos munic�pios. As 210 vagas dispon�veis ser�o abertas para a segunda chamada de profissionais.

Acesse a lista de munic�pios com vagas dispon�veis na 2� chamada.

Com a ocupa��o das 4.146 vagas apontadas pelos munic�pios no novo edital, o governo federal garantir� em 2015 a perman�ncia de 18.247 m�dicos nas unidades b�sicas de sa�de de todo o pa�s, levando assist�ncia para cerca de 63 milh�es de pessoas. Ser�o 4.058 munic�pios beneficiados, 72,8% de todas as cidades do Brasil, al�m dos 34 distritos ind�genas. At� 2014, 14.462 m�dicos atuavam em 3.785 munic�pios, beneficiando 50 milh�es de brasileiros. "Em um curto espa�o de tempo conseguiremos um salto enorme na amplia��o da assist�ncia na aten��o b�sica. Hoje, popula��o e entidades m�dicas, t�m a real dimens�o que o Programa representa para a popula��o brasileira", enfatizou Arthur Chioro.

PERFIL DOS PROFISSIONAIS � Dos 15.747 m�dicos com registro profissional do Brasil que se inscreveram no edital, 12.580 selecionaram munic�pios e 3.936 conseguiram ocupar vagas. A maioria deles (2.330 m�dicos) optou pelo benef�cio da pontua��o de 10% nas provas de resid�ncia m�dica, caso tenha conceito satisfat�rio no seu percurso educacional. Outros 676 profissionais escolheram os benef�cios do Mais M�dicos e 930 m�dicos do Programa de Valoriza��o da Aten��o B�sica (Provab) escolheram continuar atuando no munic�pio por mais tr�s anos.

Os profissionais que conseguiram aloca��o na primeira chamada t�m de 11 a 20/2, exceto o per�odo de Carnaval, para se apresentarem nos munic�pios, portando documento oficial com foto, que comprove sua naturalidade (estado/munic�pio), a c�pia do Diploma ou Certificado de Conclus�o de Curso e c�pia do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina ou declara��o de que apresentar� o documento at� o dia do in�cio das atividades. Os que n�o cumprirem esta etapa ter�o suas vagas disponibilizadas para a segunda chamada de sele��o de munic�pios, que acontecer� nos dias 23 e 24 de fevereiro. A terceira chamada est� prevista para os dias 17 e 18 de mar�o. O profissional que for alocado no munic�pio que escolheu e n�o se apresentar na data prevista n�o poder� participar das outras chamadas.

Como regras para a classifica��o do m�dico na concorr�ncia das vagas foi levada em conta, principalmente, a op��o de prioridade do m�dico no munic�pio, e posterior an�lise curricular quanto a t�tulo de Especialista em Medicina de Fam�lia e Comunidade, experi�ncia comprovada na Estrat�gia Sa�de da Fam�lia, ter participado do Programa de Educa��o pelo Trabalho - PET (Vigil�ncia, Sa�de, Sa�de da Fam�lia e Sa�de Ind�gena), VER-SUS, do ProUni ou FIES. Como crit�rios de desempate foram considerados a maior proximidade entre o munic�pio desejado e o de nascimento e ter maior idade. Data e hor�rio da inscri��o n�o s�o mais considerados.

Caso ainda existam vagas em 10 de abril, ser� aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, no dia 5 de maio, para m�dicos estrangeiros. O m�dulo de acolhimento para esses profissionais est� previsto para iniciar em 8 de junho. Trimestralmente, o Minist�rio da Sa�de lan�ar� edital para oferta das vagas em aberto. Os editais poder�o contemplar munic�pios que antes n�o conseguiram aderir ao programa pela incapacidade instalada.

BALAN�O � Lan�ado em 2013, o Mais M�dicos ampliou � assist�ncia na aten��o b�sica fixando m�dicos nas regi�es com car�ncia de profissionais. Al�m de suprir a demanda dos munic�pios, a iniciativa prev� investimento na infraestrutura e forma��o profissional.

No eixo de infraestrutura, o governo federal est� investindo na expans�o da rede de sa�de. S�o R$ 5,6 bilh�es para o financiamento de constru��es, amplia��es e reformas de Unidades B�sicas de Sa�de (UBS) e R$ 1,9 bilh�o para constru��es e amplia��es de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Foram 26 mil UBS com recursos aprovados para constru��o ou melhoria e 24.935 obras contratadas. Do universo de obras contratadas, 22.782 (91,36%) est�o em andamento ou j� foram conclu�das. Em rela��o �s UPAs, 382 j� foram conclu�das e 443 est�o em obras, de um total de 943 propostas aprovadas.

J� as medidas relativas � expans�o e reestrutura��o da forma��o m�dica no pa�s preveem a cria��o, at� 2017, de 11,5 mil novas vagas de gradua��o em medicina e 12,4 mil vagas de resid�ncia m�dica para forma��o de especialistas at� 2018, com o foco nas �reas priorit�rias para o SUS. J� foram autorizadas 4.460 novas vagas de gradua��o, al�m da sele��o de 39 munic�pios para cria��o de novos cursos. Em 2014, o governo federal autorizou 2.822 novas vagas de resid�ncia. Para 2015, ser�o 1.048 vagas abertas.

Por Priscila Silva, da Ag�ncia Sa�de

Fonte: Fax Aju
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir