Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-02-2015

Feijão vibra, levanta a torcida, derrota argentino
Brasileiro começa bem, leva susto, mas confirma vitória sobre Leonardo Mayer, quarto favorito ao torneio, e se classifica para a terceira semifinal de ATP na carreira
Feijão vibra, levanta a torcida, derrota argentino
Foto: globoesporte.globo.com

João Souza, o Feijão, havia pedido um "clima de Copa Davis" na atmosfera do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para as quartas de final contra o argentino Leonardo Mayer. Se o público não foi grande, cerca de 2500 pessoas, os que estavam presentes incentivaram e cresceram junto com o brasileiro, que venceu o número 30 do mundo por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/3. Feijão, atualmente 110º do ranking, garantiu pontos para voltar ao grupo dos 100 melhores do mundo, e enfrenta na semifinal deste sábado o italiano Luca Vanni (204º) - outra grande surpresa da competição.

- Quero agradecer ao pessoal da arquibancada. Sem vocês aqui, acho que eu não sairia vencedor hoje - disse Feijão, bastante cansado.

É a terceira vez que o brasileiro alcança uma semifinal de ATP, a primeira foi no Chile em 2010 e a segunda na Áustria, no ano seguinte. Se avançar à final e chegar ao título do Aberto do Brasil, Feijão entrará no top 70 da ATP pela primeira vez na carreira. O tênis que vem jogando o coloca como favorito à vaga de número 2 do país no confronto com a Argentina na Copa Davis, marcado para o início de março, em Buenos Aires. O técnico João Zwetsch, que já teve problemas pessoais com Feijão, ainda não se decidiu quanto aos nomes convocados.

O JOGO

Logo no início da partida, Feijão percebeu a pedreira que iria encontrar. No segundo game, precisou salvar um break point para confirmar seu serviço. Na sequência, os tenistas confirmaram os games até que o brasileiro levantou a torcida e conseguiu vencer o saque de Leonardo Mayer, fechando o set em 6/4.

O começo da segunda parcial também foi muito complicado para o anfitrião. Ele precisou salvar cinco break points no mesmo game para não deixar o argentino largar com 2 a 0 no placar. Feijão não resistiu, porém, e acabou quebrado em seguida. No total do set, o brasileiro ganhou apenas dois pontos no game de saque de Mayer. No fim, 6/3 e tudo igual em sets.

A terceira e última parcial começou mais uma vez complicada para o brasileiro, que salvou um break point para abrir 1 a 0. Feijão conseguiu pressionar o saque de Mayer no game seguinte, levado pelos gritos da torcida conseguiu uma ótima passada quando o rival foi à rede e fez 2 a 0. Para abrir 3 a 0, o brasileiro teve que superar uma advertência que levou por demorar a sacar e salvar um break, em um complicado game.

Depois de ver Mayer confirmar seu saque, Feijão conseguiu, perdendo apenas um ponto e variando as jogadas, fazer o game e abrir 4 a 1. O brasileiro foi constante no restante do jogo e fechou em 6/3, garantindo a vaga na semifinal do Aberto do Brasil.

DERROTA NAS DUPLAS
Ao lado de André Sá, Feijão voltou à quadra menos de quarenta minutos após a partida de simples para atuar em duplas. Em jogo válido pelas quartas de final, os brasileiros foram eliminados pelos tchecos Frantisek Cermak e Jiri Vesely por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir