Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2015

Campanha visa prevenir DST nos dias de folia
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de São João del-Rei, realiza uma estratégia de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), em especial a Aids, nesse período de Carnaval.
Campanha visa prevenir DST nos dias de folia
Foto:

Com cerca de 30 mil preservativos, desde o último sábado, 7, uma equipe de seis pessoas do CTA tem acompanhado os blocos da cidade e, além de distribuir preservativos, ainda entregam squeezes de água, abadás e panfletos. "Confeccionamos dois mil abadás com frases de prevenção como ‘Carnaval tem data para acabar, a Aids não’. Também temos panfletos de prevenção de DST e promoção do CTA, além de cinco mil squeezes com a logomarca e o endereço do centro", afirmou a coordenadora do CTA, Priscila Peixoto.

Priscila lembra ainda que desde o final de janeiro o número de procura para fazer o teste rápido de Aids aumentou consideravelmente. "Nossa média diária é de cinco a oito testes. Nessa época do Carnaval esse número subiu para cerca de 20 testes diários", disse.

A coordenadora também informou que o principal objetivo do CTA é fazer um trabalho de prevenção. "O que a gente queria frisar é que o teste rápido não é preventivo. A pessoa tem que se prevenir para que não aja exposição e não precise fazer o teste. Mas se ela se expõe ao risco é necessário fazer esse teste".

Carnaval
O CTA não irá funcionar no período do Carnaval e retoma suas atividades na próxima quinta-feira, 19, no horário normal de expediente: das 7h às 17h. O telefone do órgão é (0**32) 3372-8097. Nesses dias da festa momesca, a coordenadora do centro explica que firmou parceria com responsáveis dos blocos e escolas de samba. "Nesses dias que não iremos trabalhar, repassaremos o material para esses parceiros distribuírem o material para os foliões", disse Priscila.

Fonte: www.gazetadesaojoaodelrei.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir