Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2015

PIB. Crescimento aquém do esperado mas em recuperação
Economia cresceu 0,9% em 2014, um valor aquém do previsto pelo governo (1%). Arecuperação vai surgindo, mas com grandes soluços
PIB. Crescimento aquém do esperado mas em recuperação
Foto: www.ionline.pt

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou ontem a primeira estimativa sobre a evolução da economia portuguesa no ano passado, avaliando em 0,9% o crescimento anual do produto interno bruto (PIB) português. O crescimento foi ainda assim insuficiente para compensar a quebra de 1,4% registada só em 2013 - depois das quebras de 1,6% e de 3,2% de 2011 e 2012, respectivamente. Em termos trimestrais, o PIB português entre Outubro e Dezembro do ano passado foi 0,7% mais elevado que no mesmo período de 2013.

O crescimento anual em 2014 ficou assente na "recuperação da procura interna" em Portugal, segundo o INE, confirmando-se assim a evolução da economia por caminhos opostos aos desejados pelo governo: quando Maria Luís Albuquerque concebeu o Orçamento para 2014, o executivo previa uma queda da procura interna de 0,3% e que a externa aumentasse 1,1%, para um crescimento do PIB de 0,8%. Porém, o crescimento conseguido veio da procura interna, precisamente o que o governo procurou conter nos últimos anos.

Apesar de a evolução da economia ter ocorrido de forma oposta ao que tinha previsto, o PSD observou ontem que os números do INE demonstram "que a estratégia do governo está a produzir resultados", disse Luís Montenegro. "Foi o melhor ano de sempre das exportações portuguesas, e foi também o melhor ano de sempre no turismo", disse ainda o líder parlamentar do PSD, repetindo as ideias já veiculadas pelos governantes ligados ao CDS. "Era bom que aqueles que têm ao longo deste período mostrado a sua discordância quanto ao caminho do governo pudessem comentar estes resultados à luz de um desempenho que se encontra em linha de convergência com a Europa", atirou por fim Luís Montenegro. Contudo, a economia portuguesa não convergiu face à europeia, antes pelo contrário: a Europa a 28 cresceu 1,3% em 2014, contra os 0,9% de Portugal, aumentando assim a divergência da economia portuguesa.

ZONA EURO: CRESCIMENTO DE 0,9% Se em comparação com a Europa a 28 países a economia portuguesa voltou a ficar aquém do comportamento destas, em relação ao conjunto dos países da moeda única a relação foi neutra: tal como Portugal, a economia do euro conseguiu um crescimento de 0,9% ao longo do ano passado.

Em termos trimestrais, contudo, a economia do euro avançou 0,9% no quarto trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2013, contra os 0,7% registados pela economia portuguesa na mesma comparação.

Em termos individuais, nota para o crescimento de 1,7% da economia grega (ver páginas 18/19) no último trimestre de 2014 em comparação com o mesmo período de 2013, período em que a economia alemã avançou 1,5% - acumulando ganhos idênticos ou superiores em todos os trimestres do ano. Destaque negativo para Itália, agora em recessão, tendo acumulado quebras homólogas em todos os trimestres de 2014, tal como a economia cipriota, aliás, ainda em pleno plano de austeridade da troika.

Fonte: www.ionline.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir