Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-02-2015

Carmelitas arrasta milhares na folia em Santa Teresa no Rio
Bloco completa 26ª edição desfilando em direção à Lapa. Segundo desfile será na próxima terça, às 10h.
Carmelitas arrasta milhares na folia em Santa Teresa no Rio
Foto: g1.globo.com

O bloco Carmelitas, um dos mais tradicionais da cidade, fez seu primeiro desfile nesta sexta-feira (13), em uma tarde de muito calor no Rio de Janeiro, que vive em ritmo de carnaval desde as primeiras horas do dia.

O público, estimado em mais de 10 mil pessoas pela organização, se misturou nas ruas apertadas do histórico bairro de Santa Teresa, na região central da cidade. Foliões usavam as fantasias para mostrar um lado que só se revela no carnaval, o da folia, e outros usavam as fantasias para criticar o momento político atual.
"Criei essa fantasia porque eu queria criticar essa corrupção desenfreada que estamos vivendo", disse um folião que veio da Tijuca com uma fantasia que simula uma pessoa doente, com dois tipos de soro diferentes na veia: vergonha, escrito em vermelho, e honestidade, escrita em verde.

Os foliões do bloco criaram a lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do Convento das Carmelitas para brincar o carnaval na sexta-feira e volta para a clausura somente na terça-feira, em segredo. Para que a freira fugitiva não seja percebida, muitos homens e mulheres vestem hábitos de freira na cabeça. E as "freiras" estavam lá em grande número curtindo o carnaval.
O bloco saiu da Rua Almirante Alexandrino e desceu o bairro de Santa Teresa em direção à Praça Odylo Costa Neto, na Lapa. Houve um atraso de quase uma hora na saída do bloco, mas nada que abalasse os foliões, inclusive os quatro fantasiados de doutores vindos da Suécia.
"Viemos para passar calor e conhecer as mulheres do Rio", disse Stefan Milani, que veio com os amigos pela primeira vez ao Rio.
No caminho, os foliões se refrescavam com água, refrigerantes e álcool nas mais diversas formas. Em sacolés de vodca ou na tradicional cerveja, o calor era apenas uma das justificativas para a esbórnia.
"Tem que ficar bêbado mesmo, é carnaval", resumiu Marcelo Mourão, de recém-feitos 18 anos.
E para quem perdeu ou quer repetir a dose, não se preocupe: o bloco volta a desfilar, no mesmo trajeto, na próxima terça-feira (17), às 10h.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir