Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 16-02-2015

Prefeitura convoca vacinação contra febre amarela
Dois casos de pacientes com a doença foram registrados na cidade. Onze postos de vacinação estão disponíveis no município e região.
Prefeitura convoca vacinação contra febre amarela
Foto: g1.globo.com

Após dois casos confirmados de pacientes com febre amarela em Alto Paraíso de Goiás, a prefeitura do município convoca a todos os moradores para se vacinarem contra a doença nos postos de vacinação da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo aqueles que já se vacinaram, mas têm dúvidas sobre a data de validade da vacina, devem reforçar a dose.

Ao todo, estão disponíveis oito postos fixos de vacinação: Praça do Bambu, posto do Novo Horizonte, Hospital Municipal, escola Ana Aguiar, além de um posto na entrada da cidade, na GO-118. Em São Jorge, distrito de Alto Paraíso, também há três postos de vacinação: escola infantil, posto de saúde e na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Além disso, quatro equipes móveis da Secretaria Municipal de Saúde percorrem as comunidades de Fraternidade, Cachoeira dos Couros, Moinho e Sertão, e nas redondezas da Alto Paraíso de Goiás. Podem se vacinar todas as pessoas a partir de seis meses idade, com exceção de grávidas e mães em período de amamentação.
Casos De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma das vítimas é um jovem, de 22 anos, que morava na cidade e não era vacinado. Ele não resistiu e morreu. Já o outro infectado é um turista belga, que visitou o município, mas que sentiu os sintomas já no Rio de Janeiro. Ele recebeu atendimento médico e passa bem. Segundo a SES, os últimos casos da doença no estado haviam sido registrados entre os anos de 2007 e 2008, quando 24 pessoas foram infectadas e 16 morreram. Nas ocasiões, os pacientes eram das cidades de Jataí, Pirenópolis, Uruaçu, Luziânia, Goianésia, Cristianópolis, Rubiataba, Caldas Novas, Abadiânia, Crixás, Planaltina de Goiás, Catalão e Goiânia.
Doença A febre amarela é uma enfermidade infecciosa causada pelo vírus tipo flavivírus, cujo hospedeiro natural é o macaco e o acidental, o homem. Segundo a SES, existem dois tipos da doença: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus, e a urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo que dissemina a dengue.
A transmissão da doença ocorre quando o mosquito pica uma pessoa ou macaco infectado, em regiões de floresta e cerrado, por exemplo, e depois pica outra pessoa saudável que não tenha se vacinado.
Os sintomas incluem febre alta, calafrios, prostração, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos, hemorragias e icterícia, que deixa a pela amarelada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir