Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2015

Bombeiros do Rio controlam fogo que destruiu shopping
Centro de compras estava fechado ao p�blico quando o fogo come�ou. Parte do pr�dio desabou, mas n�o h� v�timas, dizem bombeiros.
Bombeiros do Rio controlam fogo que destruiu shopping
Foto: g1.globo.com

O Corpo de Bombeiros informou, por volta das 15h30 desta segunda-feira (16), que foi controlado o inc�ndio que destruiu boa parte do Shopping Nova Am�rica, em Del Castilho, Sub�rbio do Rio, j� foi controlado. Os bombeiros trabalham apagando os �ltimos focos isolados e, segundo a corpora��o, n�o h� risco de propaga��o das chamas. O trabalho de rescaldo deve come�ar em breve, segundo os bombeiros. N�o houve v�timas. Veja no v�deo de Henrique Coelho (acima) a atua��o de helic�pteros no combate �s chamas.

O inc�ndio de grandes propor��es atingiu o shopping no come�o da tarde desta segunda-feira (16). Pelo menos cem bombeiros de dez quart�is (entre eles M�ier, Ramos, Central, Vila Isabel, Caxias, Jacarepagu�) foram deslocados para combater o fogo, com 30 carros. As chamas se alastraram rapidamente. Imagens a�reas mostravam o telhado do pr�dio sendo consumido. Uma intensa nuvem de fuma�a podia ser vista de longe.
Em nota, o shopping Nova Am�rica informa que aguarda a a��o dos bombeiros para identificar as causas do inc�ndioum inc�ndio.

"Um inc�ndio atingiu suas depend�ncias hoje por volta das 11h. N�o houve feridos. Todas as pessoas que estavam no local foram rapidamente retiradas com aux�lio da brigada de inc�ndio do shopping. O shopping est� aguardando a a��o dos bombeiros para identificar as causas do inc�ndio", diz a nota.

O comandante do Corpo de Bombeiros, S�rgio Sim�es, afirmou que o fogo come�ou pelo segundo andar - onde ficam as lojas - por voltadas 12h e se propagou atrav�s do telhado do terceiro andar. "Ainda h� um longo trabalho de rescaldo e devemos trabalhar aqui por mais 48 a 72 horas", disse. Sim�es afirmou ainda que n�o � poss�vel saber em que loja come�aram as chamas.
O superintendente do shopping, Carlos Martins, disse que o local ainda n�o tem previs�o de reabertura ap�s o inc�ndio e que a maior preocupa��o � com as perdas financeira dos lojistas. Segundo ele, o shopping contratou carros pipa para combater as chamas. "Para combater o inc�ndio mais rapidamente e preservar as reservas de �gua do shopping", disse. O superintendente afirmou ainda que vai abrir um comit� de atendimento aos lojistas que tiveram preju�zo e que o local tem seguro completo contra inc�ndios.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pez�o, afirmou que vai conversar com o secret�rio de Desenvolvimento Social, Julio Bueno, para tamb�m poder ajudar os lojistas. "Penso em abrir uma linha de cr�dito para eles, assim como n�s fizemos na trag�dia na serra e em outros momentos dif�ceis.

Por volta das 17h, o shopping informou que a seguran�a e a brigada de inc�ndio atuaram assim que foi identificado o in�cio do problema e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros.

"A rede de combate de inc�ndio, incluindo a rede de sprinkler, funcionou normalmente. Infelizmente o fogo que teve in�cio no segundo piso se alastrou rapidamente. N�o h� ind�cio de v�timas e o shopping est� seguindo a orienta��o do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para que possa reabrir o mall no menor prazo de tempo poss�vel, prezando sempre pela seguran�a e bem-estar de clientes, lojistas e funcion�rios", diz nota do shopping.

A intensidade do fogo era tanta que paredes do pr�dio desabaram por volta das 13h55. Por volta das 15h30, a Av. Pastor Martin Luther King Junior estava interditada no sentido Inha�ma. O desvio � feito pela Avenida Dom Helder C�mara. Bombeiros e CET-Rio atuam no local e o tr�nsito era lento no entorno.

Segundo a assessoria do shopping, o centro de compras estava vazio no momento em que o fogo come�ou, j� que est� fechado por causa do carnaval.
A pra�a de alimenta��o abriria ao meio-dia. Nesta segunda e na ter�a (17) haveria banda de marchinhas na Rua do Rio.

Ainda segundo a assessoria do shopping, o fogo come�ou em uma �rea de escrit�rios e dep�sitos. As causas ainda s�o desconhecidas. O local tem cerca de 300 lojas.
Isaias de Oliveira Ferreira, funcion�rio do shopping, estava perto do local de in�cio das chamas, e disse que a fuma�a comecou por volta de 12h40.
"Come�ou o fogo e percebemos que a fuma�a estava forte. A brigada do Shopping tentou controlar, mas n�o conseguiu. E demoraram 40 minutos para chamar o corpo de bombeiros", disse ele, funcion�rio de um restaurante.
"Demorou uma hora para chegar o primeiro carro de bombeiros", disse outro funcion�rio.

Andr� Mariano de Ara�jo, dono de uma loja de sorvetes, disse que teve perda total.
"Vamos agora aguardar e ver quanto tempo vai demorar para reconstruir. Pelo menos eu tenho seguro", disse ele.

A concession�ria do Metr� Rio tamb�m informou que a esta��o Del Castilho continuou funcionando normalmente.

Hist�ria
O Shopping Nova Am�rica foi inaugurado em 1995, preservando a arquitetura original da f�brica da Companhia de Tecidos Nova Am�rica, toda em tijolinhos, estilo ingl�s do in�cio do s�culo. Ao longo de duas d�cadas, ganhou v�rias extens�es, com segmentos para salas comercias onde se instalaram escrit�rios, escolas, universidades, consult�rios m�dicos.
Em 1925, era inaugurada a Companhia de Tecidos Nova Am�rica, numa �poca em que o Rio de Janeiro passava por uma completa remodela��o e se modernizava com a instala��o de f�bricas, e com a facilidade de transporte dos bondes.
A Nova Am�rica Tecidos chegou a ser uma das maiores e mais tradicionais f�bricas do de tecidos do pa�s.

Em 1991, a f�brica foi desativada e transferida para a unidade de Fonte Limpa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O shopping � muito visitado por moradores da Zona Norte e do Sub�rbio do Rio por causa de suas lojas �ncoras, pela facilidade de transporte, j� que h� uma esta��o de metr� dentro da �rea do shopping, e pela Rua do Rio, uma alameda de paralelep�pedos e postes de ilumina��o que simula uma rua do Rio Antigo, onde funcionam v�rios bares e restaurantes.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir