Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-02-2015

Estudo diz que maconha mais potente triplica risco de psicos
Pesquisa brit�nica sugere que risco est� associado ao tipo de maconha consumido e a frequ�ncia do consumo
Estudo diz que maconha mais potente triplica risco de psicos
Foto: tribunahoje.com

O uso de skunk - um tipo de maconha mais forte - triplica o risco de psicose, segundo estudo de uma universidade brit�nica.

Cientistas do Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neuroci�ncia do King s College de Londres apontaram tamb�m que o risco de psicose � cinco vezes maior entre usu�rios di�rios de maconha do que entre pessoas que n�o consomem a droga.

Por outro lado, o uso de haxixe, uma forma mais branda da maconha, n�o aumenta o risco de psicose, disse o estudo, que acompanhou 780 pessoas.

A psicose refere-se a del�rios ou alucina��es que podem estar presentes em certas condi��es psiqui�tricas, como esquizofrenia e transtorno bipolar.
"Em compara��o com aqueles que nunca tinham experimentado maconha, usu�rios de maconha do tipo skunk, mais potente, tiveram um risco tr�s vezes maior de psicose", disse Marta Di Forti, coordenadora da pesquisa.
"O risco de psicose em usu�rios de maconha depende da frequ�ncia do uso e da pot�ncia da droga."
O skunk cont�m mais THC (tetrahidrocanabinol) do que outras varia��es da cannabis, principal ingrediente psicoativo da maconha. J� o haxixe cont�m quantidades substanciais de outro produto qu�mico chamado canabidiol, ou CBD.

Pesquisas sugerem que o CBD pode agir como um ant�doto para o THC, contra-atacando os efeitos colaterais psic�ticos.

Salvando usu�rios
Robin Murray, professor de pesquisa psiqui�trica do King s College, disse que "o trabalho sugere que poder�amos evitar quase um quarto dos casos de psicose se ningu�m fumasse cannabis de alta pot�ncia".

"Isso pode salvar pacientes jovens e economizar dinheiro do sistema de sa�de."
Marta Di Forti pediu que seja adotada uma "clara mensagem p�blica" sobre os riscos da maconha mais forte. Ela tamb�m sugeriu que os m�dicos perguntem aos seus pacientes sobre seus h�bitos de uso da droga, como j� acontece no caso do �lcool e tabaco.

A pesquisa foi realizada ao longo de v�rios anos e comparou 410 pacientes com idades entre 18 e 65 anos, que relataram um primeiro epis�dio de psicose num hospital psiqui�trico do sul de Londres, com 370 participantes saud�veis na mesma faixa et�ria e da mesma �rea de Londres. O relat�rio ser� divulgado nesta semana na publica��o cient�fica The Lancet Psychiatry.

Fonte: tribunahoje.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir