Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2015

Acre tem todas as vagas preenchidas na primeira chamada
Ao todo, foram disponibilizadas 13 vagas em seis munic�pios acreanos. Profissionais t�m at� dia 20 de fevereiro para se apresentar no munic�pio.
Acre tem todas as vagas preenchidas na primeira chamada
Foto: g1.globo.com

Todas as 13 vagas dispon�veis para o estado do Acre pelo Mais M�dicos, do governo federal, foram preenchidas por profissionais com CRM do Brasil na primeira chamada do programa em 2015, segundo informa��es do Minist�rio da Sa�de. No estado, seis cidades solicitaram profissionais: Acrel�ndia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Porto Walter, Feij� e Tarauac�.

Os profissionais t�m at� 20 de fevereiro para se apresentar nos munic�pios e dar in�cio ao registro. De acordo com Leila Lopes, da Refer�ncia Estadual do Minist�rio da Sa�de para o Mais M�dicos, apesar de o estado ter preenchido todas as vagas, os candidatos ainda podem ser desclassificados ou desistirem.

"Os munic�pios est�o recebendo os profissionais e a partir disso, eles devem fazer uma valida��o no sistema para o minist�rio homologar. At� que isso aconte�a, os m�dicos podem ser impedidos por alguma incompatibilidade com os crit�rios do minist�rio. E mesmo sendo contemplados, t�m aqueles que n�o se apresentam. N�s s� temos certeza se vamos receber os 100% quando chegar a data de homologa��o", explica.

O profissional que for alocado no munic�pio que escolheu e n�o se apresentar na data prevista n�o poder� participar das outras chamadas. Caso ainda tenham vagas dispon�veis at� o dia 20 de fevereiro, outras duas chamadas v�o ser realizadas pelo programa. "Tem tr�s chamadas, n�s fizemos s� a primeira at� agora. Se n�o completar, tem uma segunda sele��o a partir de abril, dessa vez com brasileiros que estudaram no exterior ou estrangeiros", explica Leila.

Mais M�dicos
O Minist�rio da Sa�de divulgou no dia 11 de fevereiro que 95% das 4.146 vagas ofertadas no novo edital do Programa Mais M�dicos foram preenchidas na primeira chamada por profissionais brasileiros. No dia 2 de mar�o, eles j� come�am a trabalhar na assist�ncia � Sa�de. Dos 1.294 munic�pios que abriram vagas, 1.227 foram contemplados parcial ou integralmente. Ao menos 67 munic�pios n�o tiveram nenhuma vaga preenchida. Do total de cidades, 273 aderiram ao Mais M�dicos pela primeira vez.

Atualmente, 14.462 m�dicos atendem no programa em 3.785 munic�pios e em 34 distritos ind�genas. Desse total, 1.846 s�o brasileiros formados no pa�s, 1.187 formados no exterior, entre estrangeiros e brasileiros, e 11.429 s�o m�dicos cubanos. Para 2015, a previs�o � de que o Mais M�dicos tenha 18.247 profissionais atendendo em 4.058 munic�pios e 34 distritos ind�genas. A expectativa � de que 63 milh�es de brasileiros sejam beneficiados com o novo edital.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir