Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-02-2015

Skunk pode triplicar o risco de psicose
Usu�rios de maconha que experimentam droga "mais potente" podem aumentar em at� cinco vezes o risco do problema
Skunk pode triplicar o risco de psicose
Foto: opovo.com.br

O uso da maconha denominada "skunk" triplica o risco de psicose, conforme o Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neuroci�ncia do King s College de Londres. A coordenadora da pesquisa, Marta Di Forti, recomenda que os m�dicos passem a perguntar aos pacientes sobre o uso da droga, como j� acontece com o �lcool e o tabaco.

Para os usu�rios da maconha, o risco aumenta para cinco vezes em compara��o a quem n�o usa. Contudo, a forma mais branda da subst�ncia, o haxixe, n�o apresenta risco de psicose, de acordo com o estudo que analisou 780 pessoas.

Marta Di Forti explica que isso ainda depende da frequ�ncia do uso. O skunk possui mais tetrahidrocanabinol (THC), principal subst�ncia psicoativa da maconha, quando o haxixe apresenta mais canabidiol (CBD).

Uma pesquisa aponta que o CBD pode combater o THC, abatendo efeitos colaterais psic�ticos.

Dados

O estudo foi realizado durante alguns anos e fez compara��es com 410 pacientes entre 18 e 65 anos, com relatos de psicose num hospital londrino, com outras 370 pessoas saud�veis da mesma faixa et�ria.

Del�rios e alucina��es em determinadas condi��es psiqui�tricas condizem � psicose. O professor de pesquisa psiqui�trica da institui��o, Robin Murray, sugeriu que a m�quina p�blica poderia economizar caso muita gente n�o fumasse maconha de "alta pot�ncia".

Fonte: opovo.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir