Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2015

Pais deveriam ser punidos pela obesidade de filhos?
A obesidade � considerada um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta. Em uma tentativa de combater o problema, o territ�rio americano de Porto Rico est� debatendo a possibilidade de multar pais que n�o consigam fazer seus filhos perderem peso. Mas
Pais deveriam ser punidos pela obesidade de filhos?
Foto: bbc.co.uk

Mais de 600 milh�es de pessoas, ou 13% da popula��o adulta do mundo, s�o obesas. A taxa mais que dobrou entre 1980 e 2014, de acordo com a Organiza��o Mundial de Sa�de (OMS). O custo estimado disso para a economia global � de US$ 2 trilh�es (R$ 5,6 trilh�es).

Governos federais e regionais lutam contra uma epidemia da doen�a � definida como ter um �ndice de massa corporal (IMC), baseado na propor��o entre altura e peso, maior que 30. No entanto, empresas de alimentos e bebidas frequentemente acusam o Estado de interfer�ncia e "superprote��o" quando novas medidas s�o postas em pr�tica.

Por isso, as tentativas de combate � obesidade s�o irregulares e os especialistas se dividem sobre o que funciona, se � que alguma delas funciona.
Em 2011, a Dinamarca criou uma "taxa de gordura" para alimentos contendo mais de 2,3% de gorduras saturadas, mas os pre�os inflados fizeram com que os consumidores recorressem � fronteira com a Alemanha para importar produtos. A pol�tica foi abandonada um ano depois e o governo cancelou planos de taxar tamb�m os �ndices de a��car em alimentos.
Em 2012, a Fran�a quadruplicou o imposto sobre o azeite de dend�, que � rico em gordura. A medida foi chamada de "Taxa da Nutella", porque o popular creme de chocolate e avel� cont�m o ingrediente.

Eleitores em Berkeley, na Calif�rnia (EUA), votaram em um referendo no ano passado a favor da proposta para uma taxa de um centavo para cada 28 ml de refrigerantes.
As bebidas tamb�m foram proibidas em escolas de New South Wales, na Austr�lia, em 2007, mas a medida foi ignorada em alguns casos.

No Brasil, n�o h� sobretaxas aplicadas a alimentos ou bebidas com alto teor de gordura ou a��car. No entanto, o Conselho Nacional de Direitos da Crian�a e do Adolescente (Conanda) passou a considerar abusivas propagandas que tentam persuadir crian�as a consumir alimentos, produtos e servi�os, voltada especialmente para os alimentos pouco nutritivos.

A medida foi criticada por associa��es de m�dia e publicidade, mas apoiada por ONGs e ativistas preocupados com os �ndices de obesidade infantil � que afetam 39% das crian�as brasileiras, segundo um estudo internacional publicado em 2014.

Fonte: bbc.co.uk
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir