Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-02-2015

Anderson Silva quebra silêncio e nega doping: "Nunca fui tra
Nas redes sociais, Spider garantiu jamais ter feito uso de substâncias banidas e levantou hipótese sobre contaminação por um dos remédios que tomou após fratura na perna
Anderson Silva quebra silêncio e nega doping:
Foto: www.superlutas.com.br

Após 16 dias, Anderson Silva finalmente quebrou o silêncio. Sem se manifestar publicamente desde o dia em que foi anunciado que havia sido flagrado em um exame antidoping surpresa antes do UFC 183, o Spider escolheu as redes sociais para desabafar na madrugada desta sexta-feira (20). Em uma longa publicação, negou ter feito uso de substâncias ilegais e deixou no ar a hipótese de que os resultados positivos possam ter alguma relação com os medicamentos que tomou para se recuperar da fratura na perna esquerda.

"Não sei do que me desculpar, pois ainda aguardo o resultado dos exames e a análise dos médicos e especialistas que trabalham para revelar a verdade. Todos os remédios que tomei desde a minha fratura estão sendo analisados. Busco a verdade tanto quanto todos que se surpreenderam com os resultados divulgados. Em dezoito anos de carreira, nunca tive problemas com exames. Sempre joguei limpo. Nunca fui trapaceiro", escreveu o Spider em seu perfil oficial no Instagram.

Em outro trecho, o Spider reforçou jamais ter feito uso de substâncias ilegais e disse ser o maior interessado no esclarecimento do caso. "Nunca usei qualquer substância para aumentar minha performance nas lutas. Amo o que faço e jamais poria em risco o que levei tanto tempo para construir. Acho injusta a pressa que alguns têm em me condenar. O tempo que se leva para destruir uma reputação é infinitamente menor do que aquele empenhado em construí-la. Sou o maior interessado no esclarecimento desse episódio. Quero que os que sempre me prestigiaram saibam que continuo lutando para que todas as sombras sobre esse triste episódio sejam dissipadas", assegurou.

No dia 3 de fevereiro, poucos dias após vencer Nick Diaz no UFC 183, foi anunciado que Anderson Silva havia testado positivo para os esteroides anabolizantes drostanolona e androsterona em exame antidoping surpresa realizado no dia 9 de janeiro. Um segundo exame, feito no dia 19 do mesmo mês, não apresentou nenhum traço de substância ilegal. No exame pós-luta, no entanto, Anderson voltou a testar positivo para anabolizantes e, além disso, também para dois ansiolíticos, Oxazepam e Temazepam, remédios geralmente usados para combate da insônia e distúrbios do sono.

Uma decisão final sobre o caso será tomada em audiência disciplinar na Comissão Atlética de Nevada, ainda sem data oficial, mas que deve acontecer no mês de março. Caso seja considerado culpado pelo órgão regulamentador, Anderson pode ser multado em parte de seus rendimentos, ver a vitória sobre Nick Diaz ser revertida em um "No Contest" (luta sem resultado) e receber uma suspensão de nove meses ou mais.

Confira abaixo, na íntegra, o desabafo publicado por Anderson Silva:

Não falarei nada sobre quem sou ou que fiz e passei até chegar aqui.

O que me importa agora é o respeito dos que me acompanharam até este momento da minha carreira. Sangrei, sofri e lutei porque amo e porque sempre quis honrar e defender a bandeira do país que tanto amo.

Não sei do que me desculpar, pois ainda aguardo o resultado dos exames e a análise dos médicos e especialistas que trabalham para revelar a verdade.

Todos os remédios que tomei desde a minha fratura estão sendo analisados. Busco a verdade tanto quanto todos que se surpreenderam com os resultados divulgados. Em dezoito anos de carreira, nunca tive problemas com exames. Sempre joguei limpo. Nunca fui trapaceiro.

Dentro e fora do octógono jamais vacilei no respeito aos princípios que sempre me pautaram. Com muita honra e dignidade defendi meu país onde quer que lutei. Nunca usei qualquer substância para aumentar minha performance nas lutas. Amo o que faço e jamais poria em risco o que levei tanto tempo para construir.

Acho injusta a pressa que alguns têm em me condenar. O tempo que se leva para destruir uma reputação é infinitamente menor do que aquele empenhado em construí-la.

Sou o maior interessado no esclarecimento desse episódio. Quero que os que sempre me prestigiaram saibam que continuo lutando para que todas as sombras sobre esse triste episódio sejam dissipadas.

Fonte: www.superlutas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir