Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-02-2015

Polícia confirma prisão de suspeitos de matar turista holand
Informação foi confirmada ao G1 pelo delegado Jeffrey Furtado. Ronald Wolbeek, de 60, foi assassinado dentro de veleiro, em São Luís.
Polícia confirma prisão de suspeitos de matar turista holand
Foto: g1.globo.com

O delegado Jeffrey Furtado confirmou ao G1 na manhã desta sexta-feira (20), que duas pessoas suspeitas de participar do assassinato do turista holandês Ronald Wolbeek foram presas nesta quinta-feira (19), em São Luís. "Essas pessoas estão prestando esclarecimentos. Elas já têm, inlcusive, mandados de prisão por assalto. Mas é preciso tempo pra que a gente possa continuar a investigação", afirmou o policial. Ainda de acordo com o delegado, um terceiro suspeito está sendo procurado.

Na madrugada do dia 15, Ronald Wolbeek, de 60 anos, foi assassinado com um tiro no peito dentro do veleiro em que viajava com a esposa, Maria Rawi, de 69 anos. O casal estava no Brasil desde o mês de dezembro e havia chegado à Baía de São Marcos, em São Luís, um dia antes do crime.

Em depoimento à polícia, Maria afirmou que ela e o marido dormiam quando o alarme da embarcação disparou. Ronald foi até a área externa verificar o que estava acontecendo e foi surpreendido por três homens armados. Um deles disparou duas vezes e um dos tiros atingiu o turista, que morreu no local.

Falta de assistência
Após a morte do marido, Maria Rawi está morando de favor em uma pousada no bairro do Araçagy. Ainda abalada com a morte de Ronald, a viúva disse estar insatisfeita com as investigações da polícia. "Estou cansada e com muita raiva, pois venho sendo tratada como suspeita e não como vítima", desabafou. Ela está com a conta bancária e o cartão de créditos do marido bloqueados. Segundo a polícia, ela já passou por exames residuográfico e toxicológico.
O corpo de Ronald foi liberado pelo Instituto Médico Legal no começo da semana e será cremado, atendendo um desejo da família. Somente após cremação os restos mortais devem ser transportado para a Holanda. A funerária responsável pelo ritual informou, por telefone, estar a espera de liberação da Polícia Federal, que deve acontecer até segunda-feira (23), para realizar o procedimento. As despesas do funeral foram avaliadas em R$ 6 mil.
Perícia
Na terça-feira (17), foi realizada uma perícia técnica no veleiro onde o turista holandês foi assassinado. Seis peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e policiais da Delegacia de Homicídios estiveram no local durante a inspeção, que durou cerca de três horas.
Os peritos criminais coletaram impressões digitais deixadas no barco e tentaram identificar o trajeto exato feito pelo veleiro. Os técnicos do Icrim também checaram as condições do rádio instalado na embarcação e do sinalizador. Segundo a polícia, imagens do sistema de videomonitoramento de residências e prédio da região serão usadas na investigação. O laudo da perícia deve ficar pronto em 30 dias.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir