Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Atentado em passeata deixa dois mortos na Ucrânia
Explosão, que ainda resultou em dez feridos, ocorreu durante passeata na cidade de Kharkiv
Atentado em passeata deixa dois mortos na Ucrânia
Foto: jcrs.uol.com.br

Duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas ontem após uma explosão ocorrida durante uma passeata na cidade de Kharkiv, no Leste da Ucrânia. Autoridades ucranianas detiveram um número indeterminado de suspeitos.

Entre os mortos estão um polícial e um militante pró-Ocidente, segundo os organizadores da marcha, que marcou o primeiro aniversário da queda do ex-presidente Viktor Ianukovich. A cidade de Kharkiv foi palco, nos últimos meses, de uma dezena de explosões suspeitas, que deixaram feridos e foram qualificadas de atentados terroristas.

A explosão aconteceu no início da passeata, a cerca de 100 metros do Palácio dos Esportes, onde tinha começado a manifestação, segundo um porta-voz das forças de segurança citado pela agência local Interfax Ukraini. Segundo testemunhas, o artefato foi jogado de um carro que passava próximo à multidão. "A polícia acredita que se trate de um atentado terrorista", disse o Ministério do Interior em um comunicado publicado em seu site.

O atentado coincidiu com o início em Kiev da chamada Marcha da Dignidade, para comemorar o triunfo da revolução e a chegada ao poder das novas autoridades pró-Ocidente. Kharkiv, cidade com quase 1,5 milhão de habitantes, se transformou, em meados de abril do ano passado, em palco de manifestações pró-Rússia, ao mesmo tempo em que as capitais das regiões vizinhas de Donetsk e Lugansk. Embora os separatistas tenham conseguido tomar alguns edifícios públicos na cidade, a contundência das forças da ordem ucranianas e a reticência da população a somar-se à rebelião evitaram que Kharkiv tivesse o mesmo destino que os territórios vizinhos, desgarrados desde então por uma sangrenta guerra.

Em Kiev e outras cidades também foram realizadas marchas comemorando a queda de Ianukovich e a chegada ao poder de novas autoridades pró-Ocidente. Os líderes da Polônia, Lituânia, Letônia, Geórgia, o presidente alemão, Joachim Gauck, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, acompanharam o atual chefe de Estado ucraniano, Petro Poroshenko, e os principais dirigentes do país.

Em 22 de fevereiro do ano passado, o Parlamento da Ucrânia destituiu Yanukovich, que na madrugada anterior teria fugido de Kiev, depois de os setores mais radicais da oposição não aceitarem o acordo de compromisso, firmado um dia antes, e que contemplava, entre outras coisas, eleições antecipadas.

Fonte: jcrs.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir