Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Estúdio Fox Searchlight se destaca no Oscar com prêmios de "
O estúdio Fox Searchlight, divisão da 21st Century Fox, dominou a cerimônia do Oscar no domingo, com oito prêmios, incluindo a desejada estatueta de melhor filme com a comédia dramática "Birdman".
Estúdio Fox Searchlight se destaca no Oscar com prêmios de
Foto: cinema.terra.com.br

O reconhecimento da maior premiação da indústria cinematográfica provavelmente vai aumentar a venda de ingressos de cinema, DVDs, e vendas digitais de "Birdman", que já arrecadou mais de 76 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

Esse foi o segundo Oscar de melhor filme seguido para a Fox Searchlight, que ganhou no último ano com "12 Anos de Escravidão".

O estúdio também ganhou com o pouco convencional "O Grande Hotel Budapeste", que levou para casa quatro troféus em categorias técnicas na cerimônia da noite de domingo.

Os estúdios de cinema montam campanhas multimilionárias que duram vários meses para o Oscar, em busca de prestígio e do direito de se orgulhar em propagandas, além de aumentar a venda de ingressos ou de DVDs.

"Birdman" é uma história fictícia sobre um ator, antes famoso, que procura reconstruir sua carreira na Broadway. O filme foi feito com um estilo pouco comum que parece ter uma única grande tomada, com participação de uma ave alter ego com uma voz ressonante.

"Tudo parece tão arriscado", disse o diretor mexicano Alejandro Iñárritu nos bastidores após a premiação. "A Fox Searchlight, eles são espertos. Eles acreditaram em mim. Poderia ter sido um desastre".

O impacto pós-Oscar para cada um dos últimos cinco ganhadores de melhor filme foi convertido em 9,7 milhões de dólares em cinemas norte-americanos, segundo Keith Simanton, editor-chefe do site sobre filmes IMDB.

Uma vitória também ajuda a estimular interesse em mercados internacionais, disse Simanton. "O Oscar é uma marca poderosa", completou.

"Birdman" prevaleceu no que muitos analistas do Oscar chamaram de uma disputa de duas vias com o conto sobre a transição entre infância e fase adulta "Boyhood", da pequena distribuidora IFC Films, uma unidade da AMC Networks. "Boyhood" terminou a noite com um único prêmio, de melhor atriz coadjuvante, conquistado por Patricia Arquette.

A IFC Films era estreante na corrida por melhor filme. A distribuidora de Nova York abandonou grande parte da produção de filmes há uma década, mas ficou com "Boyhood", que foi filmado por algumas semanas em cada ano, durante 12 anos, usando sempre o mesmo elenco.

"Encontrar um financiador para nos dar dinheiro, mesmo que fosse apenas 2,8 milhões de dólares, é um grande investimento para se fazer sem uma segurança", disse Patricia Arquette nos bastidores.

O estúdio Sony, que foi alvo de um ciberataque em dezembro, ganhou quatro prêmios, incluindo melhor ator coadjuvante para J.K. Simmons, em "Whiplash", e melhor atriz para Julianne Moore, em "Para Sempre Alice".

Outro concorrente à melhor filme, "Sniper Americano" da Warner Bros, ganhou apenas um Oscar, para edição de som. Mas está à frente dos outros indicados nas bilheterias, com mais de 428 milhões de dólares em venda de bilhetes mundialmente.

O estúdio de animações da Walt Disney ganhou o prêmio pelo segundo ano seguido na categoria melhor animação, desta vez com "Operação Big Hero", sobre um robô inflável gigante.

A empresa privada Weinstein Company, mestre em campanhas para premiações, ganhou na categoria melhor documentário com "Citizenfour", sobre o denunciante de segredos do governo dos EUA Edward Snowden.

Fonte: cinema.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir