Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Bovespa é pressionada por Vale, em dia sem tendência definid
Setor de educação era destaque de alta, após nova portaria sobre o Fies. Bolsa perdeu 0,11% na última sessão, aos 51.237 pontos.
Bovespa é pressionada por Vale, em dia sem tendência definid
Foto: g1.globo.com

O principal índice da Bovespa recuava no começo da tarde desta segunda-feira (23), com a expressiva alta em papéis de empresas de educação e das ações da fabricante de cigarros Souza Cruz sendo insuficiente para anular a pressão negativa da mineradora Vale, destaca a reuters.

Às 12h50, o Ibovespa caía 0,07%, a 51.204 pontos, após ter alternado altas e baixas pela manhã.

Kroton e Estácio apareciam entre as principais altas do índice, após o Diário Oficial trazer nesta segunda-feira que a portaria normativa do Ministério da Educação sobre recompras mensais de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), publicada no fim de 2014, aplica-se somente a 2015.

A portaria elevou de 30 para 45 dias o intervalo mínimo que as empresas com mais de 20 mil alunos usando empréstimos do Fies poderão vender seus créditos do programa - ou seja, o calendário de pagamento foi reduzido de 12 para 8 vezes ao ano.

Analistas consideraram a notícia positiva, embora não exatamente uma surpresa e também não descartaram potenciais novas mudanças à frente. A equipe do Bradesco BBI destacou em nota a clientes que as incertezas do ponto de vista do quadro regulatório sobre o setor privado de educação superior devem continuar.

Souza Cruz disparava quase 10%, depois que sua acionista controladora British American Tobacco afirmou avaliar uma oferta de aquisição das ações que não possui da empresa brasileira ao preço de R$ 26,75 por papel, um prêmio de 13,1% sobre o valor de fechamento de sexta-feira.
O Credit Suisse lembrou em email a clientes que os termos da oferta ainda estão sujeitos a alguns fatores, incluindo o relatório de avaliação, por isso, não descartam alguma volatilidade se os termos da oferta forem no sentido de ela acontecer ou não.
Na ponta negativa, as preferenciais da Vale despencavam mais de 4%, pressionando o Ibovespa, em razão da forte participação no índice.

Em nota a clientes, o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, disse que o mercado aguarda o fim do feriado de ano novo Chinês para analisar números da economia asiática que apontam "para um lento, mas consistente processo de desaceleração que tem forte impacto sobre o preço das já combalidas commodities".

Os papéis da Petrobras também pesavam no principal índice da bolsa paulista neste início de semana, com desvalorização de mais de 1%, em sessão de queda dos preços do petróleo no mercado externo.

As declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também estavam no radar de investidores nesta sessão, conforme ele segue reforçando o compromisso de ajustes na economia. "Tenho certeza que temos capacidade de fazer reengenharia da nossa economia sem grande dificuldade", disse Levy em evento em São Paulo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir