Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2015

ICF registra menor nível da série histórica em fevereiro
Em fevereiro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou quedas de 1,6% (117,8 pontos) na comparação com o mês imediatamente anterior e 9,3% em relação a fevereiro de 2014.
ICF registra menor nível da série histórica em fevereiro
Foto: jb.com.br

A inflação oficial medida pelo IPCA, que reflete as principais onerações no orçamento das famílias, ficou em 1,24% em janeiro – maior taxa mensal desde fevereiro de 2003, quando ficou em 1,57%. Os gastos com habitação foram os que tiveram maior alta – de 0,51%, em dezembro, para 2,42% em janeiro. Outras pressões vieram dos preços dos alimentos e bebidas (de 1,08% para 1,48%) e dos transportes (de 1,38% para 1,83%). O índice pe rmanece acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável.

O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 1,6% na comparação mensal. As famílias com renda acima de dez salários mínimos também apresentaram queda, de 1,7%. O índice das famílias mais ricas está em 119,9 pontos, e o das demais, em 117,3 pontos. Na mesma base comparativa, os dados regionais revelaram que a maior retração ocorreu na região Sudeste – 2,8% – e que a avaliação menos desfavorável ocorreu na região Sul, com queda de 0,3%.

Momento para Duráveis

O item Momento para Duráveis apresentou elevação de 2,7% na comparação mensal. Em relação a 2014, o componente mostrou recuo de 22,3% – maior queda anual da série histórica. O índice segue abaixo da zona de indiferença. A taxa de juros para o consumidor, representada pela taxa média de juros das operações de crédito com recursos livres para pessoas físicas e divulgada pelo Banco Central, está em um patamar bastante elevado.

Fonte: jb.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir