Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 23-02-2015

Os mercadores do templo

Os mercadores do templo

Dia desses li uma interessante frase de Adam Smith: "o homem � um animal que faz barganhas". Este pensamento me trouxe � mem�ria um outro, de Balzac, segundo quem "as pessoas generosas s�o m�s comerciantes".

Comecei a meditar sobre o tema, lembrando-me de recente not�cia dando conta de que o aluguel de uma barriga l� na �ndia custa em torno de US$ 8 mil. Segundo consta, a procura de m�es de aluguel por casais ocidentais tem sido t�o grande que este j� virou um emprego razoavelmente popular.

Falando em medicina, li que m�dicos norte-americanos cobram entre US$ 1.500 e US$ 25.000 por ano s� para fornecer o n�mero do telefone celular, garantia de pronto e imediato atendimento.

Ainda sobre medicina, e para quem esteja procurando cobaias humanas, elas custam em m�dia US$ 7.500 � um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da poss�vel lesividade dos medicamentos que elas testar�o.

Mas deixemos a medicina para l�. Falemos de pris�es. Acredite: em Santa Ana, na California (EUA), condenados podem pagar por uma cela melhor, limpa, confort�vel e quieta, sem mais nenhum preso. Isto custa, em m�dia, US$ 90 por noite.

Vem tamb�m daquele pa�s um emprego que garante US$ 1.000 por dia, com transporte, alojamento e alimenta��o inclu�dos. Basta topar ir para a Som�lia ou Afeganist�o participar de tiroteios em nome de alguma empresa privada que tenha contrato com as For�as Armadas.

Ainda nos EUA, se voc� for morador de Washington considere-se eximido de qualquer fila � desde que tenha US$ 36 para pagar por hora a um dedicado caboclo que ficar� l� em p�, guardando o seu lugar.

Mas voltemos � �ndia. Caso voc� deseje casar-se naquele pa�s e n�o conhe�a ningu�m para prestigiar a cerim�nia, basta telefonar para a empresa "Best Guests Centre", especializada em alugar convidados para casamentos. Esta empresa contrata atores para se fazerem presentes em qualquer cerim�nia, observando vestu�rio e regras de etiqueta compat�veis com os desejos do cliente. Eles s�o t�o detalhistas que chegam a estudar as fam�lias dos noivos, para evitar qualquer deslize que possa revelar a raz�o de suas presen�as � o dinheiro!

E se voc� n�o estiver buscando casamento, contrariando a vontade dos pais? Neste caso, basta ir � China e procurar uma das muitas empresas daquele pa�s que alugam noivas. Funciona assim: no final do ano, quando � da tradi��o local que os filhos visitem os pais, noivas ou noivos s�o alugados especificamente para estas visitas. Dizem que todos ficam felizes: os pais iludidos, os filhos que iludem e os atores que ganham dinheiro.

Que tal ser celebridade por um dia? Esta � a proposta da empresa "Celeb 4 a Day", especializada em transformar qualquer um em algu�m supostamente famoso por um dia ou dois. Voc� paga, e ao sair de casa, logo de manh�, ter� na sua porta um batalh�o de "rep�rteres" para entrevist�-lo. Ao longo do dia, conceder� entrevistas coletivas em lugares p�blicos, como restaurantes ou at� no meio da rua, e ser� insistentemente abordado por f�s de mentirinha que pedir�o seu aut�grafo.

Encerro esta narrativa mencionando um restaurante l� de Cullera, na Espanha, no qual clientes pagam para ter o direito de xingar os pobres gar�ons das mais variadas formas.

Diante de todos estes exemplos, retirados das p�ginas de jornais que leio cotidianamente, fico a pensar no novelista Jean Vercors, segundo quem "a humanidade n�o � um estado a que se ascenda. � uma dignidade que se conquista".

Fonte: O Autor
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir