Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2015

Atriz Zendaya responde crítica de apresentadora sobre seu ca
Giuliana Rancic disse que o cabelo deveria ter cheiro de maconha
Atriz Zendaya responde crítica de apresentadora sobre seu ca
Foto: entretenimento.r7.com

A atriz e cantora Zendaya, que ficou famosa pelos programas de TV da Disney Shake It Off e K.C. Undercover foi alvo de críticas por conta do cabelo que exibiu na cerimônia do Oscar, no domingo (22).

Os comentários foram feitos pelas apresentadora Giuliana Rancic no programa Fashion Police, que analisa os looks das celebridades.

Ao falar sobre o cabelo de Zendaya, Giuliana comentou que os dreads usados pela garota de 18 anos deveriam ter cheiro de Patchouli, um tipo de óleo essencial muito usado pelo movimento hippie. Ela então acrescentou "ou maconha, talvez maconha".

Nas redes sociais, muitos internautas se revoltaram e disseram que os comentários foram racistas e preconceituosos. O nome de Zendaya é um dos assuntos mais comentados do Twitter no mundo todo.

— Um absurdo falar uma coisa dessas sobre os dreads de qualquer pessoa. Fica ainda pior por ser uma garota negra de 18 anos. Que vergonha um preconceito do tipo.

Zendaya postou uma resposta no Twitter, dizendo que se sentiu apavorada com as críticas, que chamou de ignorantes e desrespeitosas.

— Existe uma linha tênue entre o que é engraçado e desrespeitoso. Alguém fez um comentário sobre o meu cabelo no Oscar e isso me deixou apavorada. Não porque eu estava descontente com análises aos meus looks, mas porque fui atingida por críticas ignorantes e puro desrespeito. Dizer que uma garota de 18 anos com dreads deve ter cheiro de Patchouli ou maconha não é apenas um enorme estereótipo, mas também excessivamente ofensivo. Eu nem sempre sinto a necessidade de responder coisas negativas, mas algumas delas não podem passar despercebidas. Saiba você que meu pai, meu irmão, meu melhor amigo de infância e vários primos pequenos têm dreads.

Zendaya ainda citou personalidades importantes da mídia que usam o mesmo tipo de penteado.

— Você quer saber o que Ava DuVernay (diretora do filme indicado ao Oscar Selma), Ledisi (cantora, compositora e atriz indicada nove vezes ao Grammy), Terry McMillan (autor), Vincent Brown (professor de estudos africanos e afrodescendentes na Universidade de Harvard), Heather Andrea Williams (historiadora também formada em Harvard, com mestrado em e phD na Universidade de Yale), além de muitos outros homens, mulheres e crianças das mais variadas etnias têm em comum? Dreads. E nenhum deles tem cheiro de maconha. Já existem duras críticas ao cabelo afrodescendente na sociedade sem a ajuda de pessoas ignorantes que escolhem julgar pelo enrolar do cabelo. Eu usei meu cabelo com dreads no Oscar para mostrá-los sob uma luz positiva, para lembrar às pessoas de cor que nossos cabelos são bons o suficiente. Para mim, dreads são símbolo de força e beleza, quase como a juba de um leão. Eu sugiro que algumas pessoas escutem a música I Am Not My Hair (Eu Não Sou Meu Cabelo) da India Arie e reflitam um pouco antes de abrir a boca tão rápido para julgar.

No Twitter, a apresentadora Kelly Osbourne, que também faz parte do Fashion Police, comentou sobre a polêmica.

— Vocês sabem que a Zendaya é minha amiga, né? Eu não vou ser arrastada para essa discussão. Essa situação está sendo corrigida de maneira adulta por ambas as partes. Eu espero que vocês possam fazer o mesmo e deixar isso com elas.

Giuliana fez um pedido de desculpas oficial à Zendaya e tentou se justificar no Twitter.

— Querida Zendaya, me desculpe se eu ofendi você ou outras pessoas. Eu estava me referindo a um look boêmio chique. Não teve nada a ver com etnia e nunca teria.

Também nas redes sociais, internautas mostraram Giuliana elogiando os dreads da modelo Kylie Jenner, irmã das Kardashian.

— Então quer dizer que quando uma adolescente branca usa dreads o look dela é "de vanguarda", né? Agora quando uma adolescente negra usa, ela é maconheira? Giuliana, que vergonha de você.

Fonte: entretenimento.r7.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir