Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2015

Apple deverá pagar R$ 1,5 bi por violação de patentes
A Apple foi condenada a pagar uma indenização de 532 milhões de dólares (1,507 bilhão de reais) após um tribunal federal considerar que seu software iTunes violou três patentes de uma pequena empresa do Texas.
Apple deverá pagar R$ 1,5 bi por violação de patentes
Foto: info.abril.com.br

A Smartflash queria uma indenização de 852 milhões de dólares em danos materiais. A empresa afirma que a Apple violou patentes relacionadas ao acesso e armazenamento de músicas, vídeos e jogos baixados no iTunes.

A justiça federal americana rejeitou os argumentos da Apple de que a empresa não teria usado as patentes, que também seriam inválidas.

A Apple afirmou que o resultado do julgamento é uma das razões pela qual o sistema de patentes americanos deve ser alterado, evitando que empresas como a Smartflash, que não fabricam ou desenvolvem produtos, sejam beneficiadas.

A Smartflash foi fundada no começo dos anos 2000 por um inventor do Texas que queria vender suas ideias. A empresa não fabrica nenhum produto e seu único negócio é licenciar sete patentes publicadas entre 2008 e 2012.

"Ela não fabrica produtos, não tem funcionários, não gera empregos e está explorando nosso sistema de patentes para buscar royalties pela tecnologia que a Apple criou", diz a Apple em um comunicado. "Recusamos-nos a pagar essa empresa pelas ideias que nossos funcionários passaram anos inovando e infelizmente ficamos sem escolhas a não ser levar essa briga para a justiça".

Fonte: info.abril.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir