Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2015

Empresa do Sudeste acata decisão de juiz e bloqueia o WhatsA
O Núcleo de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança informou que uma empresa de provedor de infraestrutura (backbone), com sede na região Sudeste do país, acatou a decisão do juiz Luiz Moura e bloqueou o aplicativo WhatsApp para seus clientes.
Empresa do Sudeste acata decisão de juiz e bloqueia o WhatsA
Foto: www.teciber.com

A medida afeta os usuários do estado do Rio de Janeiro. Esta empresa foi a primeira a cumprir a decisão judicial. Em nota, a Secretaria de Segurança do Piauí reitera que a medida cautelar tem o intuito de pressionar a empresa responsável pelo aplicativo a colaborar com as investigações da Polícia do Estado.

A SSP esclarece ainda que a medida não atinge operadoras móveis. A internet trafega por duas vias: através das operadoras ou por backbones. No caso em questão, uma empresa backbone decidiu acatar a decisão do juiz Luiz Moura e bloqueou o aplicativo para seus clientes. Alguns usuários do Rio de Janeiro estão sem poder utilizar o WhatsApp desde então.

O que é backbone?

Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo Backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes.

Backbone significa "espinha dorsal" e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.

Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileiras ou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o Backbone utiliza o sistema "dividir para conquistar", pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.

Para simplificar, quando você envia um e-mail ou uma mensagem, as informações saem do seu computador, passam pela rede local e depois "desaguam" no Backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede local recebe os dados para então repassar para o computador correto.

Para entender melhor o conceito, pense no Backbone como uma grande estrada que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem.

Fonte: www.teciber.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir