Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2015

Laboratório antidoping dos Jogos passa por exame final no pr
LBCD precisa ser aprovado na última bateria de testes para reaver a acreditação da Wada. Para ingleses, atual estágio do ex-Ladetec superior ao de Londres 2012
Laboratório antidoping dos Jogos passa por exame final no pr
Foto: globoesporte.globo.com

O Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) está próximo de reaver a acreditação perdida em 2012, quando falhou em seguidos testes antidoping e foi suspenso pela Agência Mundial Antidoping (Wada). No próximo mês de março será realizada a última das cinco baterias de testes de urina no antigo Ladetec. A partir daí, um relatório de avaliação será examinado pela conselho executivo da entidade, que se reúne em Montreal no final de maio, e a instalação poderá ser novamente credenciada.

O prédio de 12 mil m² e três andares na Ilha do Fundão, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está pronto desde junho do ano passado e os exames da Wada começaram em agosto. Nem todos os equipamentos que serão usados em 2016 chegaram, mas uma avaliação dos responsáveis pelo laboratório dos Jogos de Londres deixou animado o secretário nacional da Agência Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Marco Aurélio Klein.

- Eles estiveram aqui no começo do ano e disseram que o atual estágio do LBCD , como instalação e equipamento, está em um nível superior ao deles naquele mesmo momento.

O LBCD deverá fazer 5 mil análises nas Olimpíadas e mil nas Paralimpíadas. Resultados que deverão ficar prontos em 24h. Normalmente, os 30 laboratórios credenciados pela Wada no mundo realizam entre 5 mil e 10 mil análises por ano, revelando o resultado em 10 dias.

Mesmo sem a creditação da Wada, em março o laboratório vai começar a fazer testes nos atletas brasileiros que recebem o Bolsa Medalha. Para Klein, o pior já passou. Agora é contar os meses para reaver a acreditação, simbolizado em um documento que ele chama de "Santo Graal" dos laboratórios.

- O pior foi perder a acreditação. Geralmente para se ter uma acreditação é necessário entre três e cinco anos. No momento em que o prédio estivesse pronto para começar o processo, combinou-se de fazer em oito meses. Na verdade, a acreditação é um processo anual, como um licenciamento de carro.

O Ladetec surgiu em 1989, a pedido da CBF, para fazer teses durante a Copa América de futebol, dez anos antes da Wada existir. Apesar dos problemas, Klein reconhece que o laboratório teria que mudar para 2016.

- Naturalmente não seria o mesmo para os Jogos Olímpicos. A Wada tem a expectativa porque sabe que ele vai servir à América do Sul, que tem apenas outro pequeno, em Bogotá.

Depois dos Jogos os equipamentos usados em serão realocados em outros laboratórios do próprio polo de química da UFRJ ou de outras universidades.

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir