Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2015

Rússia vive clima de medo após a morte de Boris Nemtsov
Depois da marcha de homenagem a Boris Nemtsov, que juntou dezenas de milhares de pessoas em Moscovo, a Rússia vive o choque do assassinato de uma figura de proa da oposição a Vladimir Putin.
Rússia vive clima de medo após a morte de Boris Nemtsov
Foto: www.rtp.pt

"As reações ao assassinato de Boris Nemtsov foram extraordinárias, à medida do que ele era", escreve o diário russo Kommersant. Já o jornal económico Vedomosti diz que esta morte "constitui uma barreira psicológica que vem atravessar a Rússia" e que o país "nunca mais será o mesmo", cita Le Monde.

"Muita gente disse depois do assassinato Acordámos noutro país", sublinha o jornal, que considera o evento de homenagem a Boris Nemtsov uma "marcha contra o medo".

"Já faz algum tempo, pelo menos um ano, que vivemos num país onde a dissidência é assimilada à traição, pela qual podemos ser assassinados", escreve o Vedomosti.

Para o diário Komsomolskaya Pravda, o crime não foi motivado por razões políticas. "Quem de nós é que mata por razões puramente políticas? Vejam, nós não estamos na Ucrânia (…) Pelo dinheiro, nós matamos. Pela política, não", sustenta o jornal.

Segundo o Novaïa Gazeta, independentemente dos motivos para o assassinato, o resultado é o mesmo. A morte de Boris Nemtsov "é um ponto sem retorno, uma desestabilização radical da situação política na Rússia cujas consequências não são sequer imagináveis".

Garry Kasparov, o mestre e ex-campeão mundial de xadrez nascido na então União Soviética, pediu publicamente aos Estados Unidos e à Europa para "pararem com as negociações com Vladimir Putin".

Kasparov defende que a morte de Boris Nemtsov prova que o Presidente da Rússia não tem a certeza de ainda ter o apoio do povo.

Fonte: www.rtp.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir