Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-03-2015

Facebook lança ferramenta para ajudar a prevenir suicídios
A iniciativa louvável do Facebook é fruto de uma parceria importante entre a rede social mais popular do mundo e uma rede de organizações dos EUA.
Facebook lança ferramenta para ajudar a prevenir suicídios
Foto: www.scriptbrasil.com.br

Atualmente, é grande o número de pessoas que apresentam sinais de depressão profunda e tendências suicidas nas redes sociais, postando coisas tristes e angustiantes, que para muitos, podem significar pedidos de socorro à sociedade.

Foi pensando neste tipo de comportamento que o Facebook acaba de lançar uma ferramenta que visa ajudar a prevenir suicídios, tomando por base estes posts que indicam que a pessoa está pedindo socorro e que precisa de ajuda.

Sem nome definido, a ferramenta que o Facebook criou com a intenção de ajudar a prevenir suicídios funciona com a ajuda dos amigos das pessoas que possam apresentar qualquer tipo de tendência ao suicídio.

Estes amigos poderão indicar as postagens de seus contatos que possam estar apresentando qualquer tipo de tendência suicida, ajudando a prevenir possíveis iniciativas nesta direção que a pessoa possa tomar.

A ferramenta do Facebook também apresenta o recurso que pergunta ao usuário que foi indicado como possível suicida, se ele está precisando de ajuda, se ele deseja ter dicas de apoio ou se ele deseja falar com alguém sobre seu problema.

Esta ferramenta foi lançada pelo Facebook na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro, inicialmente apenas para os usuários dos Estados Unidos, mas a rede social de Mark Zuckerberg estuda a possibilidade de levá-la para outros países, como o Brasil.

Parceria importante
A iniciativa louvável do Facebook é fruto de uma parceria importante entre a rede social mais popular do mundo e uma rede de organizações dos Estados Unidos que trabalham com a prestação de auxílio a pessoas com tendências suicidas.

Fazem parte desta rede de organizações estadunidenses parceiras do Facebook nesta iniciativa nomes como o Forefron, a Now Matters Now e o National Suicide Prevention Lifeline, entre outras.

Isto explica os motivos pelos quais a rede social decidiu lançar a ferramenta apenas nos Estados Unidos.

Atualização
Para quem acredita ser uma novidade esta ferramenta do Facebook, o fato é que na verdade se trata de uma atualização de uma ferramenta bem menos eficiente que já existia na rede.

Antigamente, era possível fazer indicações de pessoas que apresentavam tendências suicidas, mas a verdade é que isto era feito de modo bem precário, já que era necessário que fossem enviados o perfil de usuário e imagens capturadas de telas que mostrassem claramente as intenções do usuário em se matar.

Fonte: www.scriptbrasil.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir