Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-03-2015

Falta até termômetro em postos de saúde, diz Conselho Federa
Do total de unidades visitadas, 331 tinham mais de 50 itens fiscalizados irregulares em relação às normas sanitárias
Falta até termômetro em postos de saúde, diz Conselho Federa

Cerca de 15% dos postos de saúde vistoriados em uma fiscalização feita pelos conselhos regionais de medicina não tinham consultórios médicos adequados. Em outros 4%, esse espaço nem sequer existia. Os dados fazem parte de uma fiscalização feita em 952 postos de saúde entre julho e dezembro de 2014. Os resultados foram divulgados, ontem, pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

A vistoria também encontrou unidades sem equipamentos básicos, como termômetros e estetoscópios, sem sala de esterilização e até mesmo sem pia para que os médicos possam lavar as mãos. Do total de unidades visitadas, 331 tinham mais de 50 itens fiscalizados irregulares em relação às normas sanitárias, de acordo com o CFM.

Em 22% dos postos, não havia sala de espera adequada para os pacientes, e 15% não tinham um consultório médico que garantisse a confidencialidade da consulta. Ao todo, 239 unidades não tinham sala de esterilização de equipamentos no momento da visita e 161 (17%) apresentavam instalações elétricas e hidráulicas inadequadas.

Segundo o presidente do CFM, Carlos Vital, parte das unidades de saúde foi vistoriada a pedido do Ministério Público e após denúncias da população. Outras foram selecionadas de forma aleatória, afirma. Os resultados serão repassados às promotorias e demais órgãos de fiscalização.

Fonte: www.correio24horas.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir