Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-03-2015

Saúde realiza capacitação sobre dengue e febre Chikungunya
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no dia 26, uma capacitação voltada aos profissionais de saúde do município sobre a Dengue e a Febre Chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. A atividade aconte
Saúde realiza capacitação sobre dengue e febre Chikungunya
Foto: www.regiaonoroeste.com

Foram abordados os aspectos clínicos das infecções para o diagnóstico diferencial das doenças, manejo clínico, bem como a assistência e acolhimento aos pacientes, identificação e monitoramento de casos suspeitos. As orientações foram ministradas pelos palestrantes Dr. Maurício Favaleça, médico infectologista do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento - SAE/CTA, Dr. Adelson Mariano de Brito, médico da Vigilância Epidemiológica Municipal, a profissional de informação, educação e comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Jales, Vanessa L. da Silva Tonholi e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Albarelo.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, "apesar de ser uma doença menos fatal que a dengue, a febre por Chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito e tende a desencadear grandes epidemias pelo país, ficando toda cidade vulnerável a transmissão. O modo de diminuir a proliferação é o mesmo para as duas, mas a maneira com que o paciente é tratado será diferente, por isto a importância da qualificação, para que diante de um caso suspeito, o paciente receba o tratamento adequado".

A iniciativa faz parte da rotina da Secretaria de Saúde, visando à atualização de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, agentes de endemias e demais profissionais da área, para constantemente qualificá-los, repassando informações atuais e perspectivas destas doenças, além de facilitar o acompanhamento e vigilância do vírus.

Fonte: www.regiaonoroeste.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir