Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-03-2015

Vencedor do World Press Photo tem prêmio anulado pela organi
Vencedor do World Press Photo na categoria "Ensaios contemporâneos", o italiano Giovanni Troilo teve seu prêmio retirado pelo júri da 58ª edição do concurso, o mais importante do fotojornalismo no mundo. A organização da competição justifica a atitude ale
Vencedor do World Press Photo tem prêmio anulado pela organi
Foto: entretenimento.ne10.uol.com.br

O ensaio fotográfico "La Ville Noir - The Dark Heart of Europe" se propunha a fazer um registro de uma cidade da Bélgica que sofre com impactos de um período pós-industrial. A região sofre atualmente de um crescente desemprego, imigração e violência urbana.

Toda a polêmica do trabalho de Troilo começou depois que o prefeito da cidade de Charleroi, Paul Magnette, enviou uma carta endereçada à organização do concurso, afirmado que o ensaio distorce a realidade da cidade.

A carta foi revelada em uma das edições da revista americana Time. O prefeito alega ainda que que Giovanni Troilo usou de artifícios que recorrem à dramaticidade nas imagens, o que vai de encontro com os princípios do fotojornalismo.

O prefeito Magnette diz que, se o trabalho estivesse catalogado como uma obra de arte, não haveria problema. O impasse central é que Troilo o apresenta como registros fotojornalísticos. Nas palavras do prefeito, o que o fotógrafo fez "uma caricatura falsa da realidade" com imagens "impressionantemente encenadas", o que não condiz com os princípios do jornalismo investigativo que o italiano afirma exercer.

IMAGENS CONSTRUÍDAS - O próprio Giovanni Troilo admite em seu site que uma das fotos enviadas ao concurso foi montada por ele. A imagem consiste em um carro parado com um casal fazendo sexo em seu interior, com o apoio da legenda que atenta ao fato de locais parecidos serem bastante frequentados por casais que buscam esta finalidade.

No entanto, a foto que decidiu pela anulação do prêmio concedido a Troilo foi uma em que aparecem seis modelos nus posando para a tela de um pintor. A foto teria sido produzida em local próximo ao Bruxelas, diferente do que havia sido argumentado na apresentação do trabalho no ato da inscrição.

Essa constatação levou a organização do World Press Photo considerar que Troilo prestou informação enganosa, o que quebra as regras do concurso.

O fotógrafo se defende dizendo que foi vítima de uma injustiça e que a própria organização do concurso modificou algumas legendas de seu trabalho. A respeito da foto do pintor, o fotógrafo reconhece que cometeu um erro técnico, mas nega a versão de má intenção defendida pelo World Press Photo.

Fonte: entretenimento.ne10.uol.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir