Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2015

Oito perguntas que a Apple ainda tem de responder sobre o Ap
São tantas as dúvidas sobre o relógio inteligente da marca da maçã que foi criado um evento dedicado ao equipamento. As respostas chegam na próxima segunda-feira, resta saber se vão agradar aos consumidores.
Oito perguntas que a Apple ainda tem de responder sobre o Ap
Foto: tek.sapo.pt

Esta não é a abordagem tradicional da Apple: revelar um dispositivo novo durante um evento e depois marcar outro grande evento para voltar a "revelar" o equipamento. É justamente isto o que está a acontecer com o Apple Watch.

Foi apresentado em conjunto com os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus, mas na segunda-feira receberá novamente tempo de antena por parte da empresa e consequentemente por parte de meios de comunicação de todo o mundo.

O motivo é fácil de justificar: no dia da apresentação foram quase tantas as questões que ficaram por clarificar como as novidades reveladas.

Pegando no vasto conjunto de informações e rumores que circularam na Internet desde o anúncio oficial de setembro, ficam aqui algumas das questões que a Apple deverá responder na próxima segunda-feira, 9 de março.

Mesmo já tendo sido mostrado, o Apple Watch continua a ser um mistério para os utilizadores. No entanto o efeito "marca da maçã" já parece estar a resultar visto que o wearable já recebeu um prémio de design e de acordo com as mais recentes análises deverá vender cerca de 15 milhões de unidades ainda este ano.

Quanto custarão os Apple Watch?
A Apple tem três versões do relógio - uma normal, outra dedicada para o desporto e outra premium com acabamentos em ouro -. Os nomes são Watch, Watch Sport e Watch Edition respetivamente.

Até agora sabe-se que a versão desportiva vai começar nos 349 dólares, mas o que ainda não se sabe é o preço das outras versões e se os braceletes também vão influenciar o preço final do equipamento.

O preço dos braceletes será diferente?
Boa questão para a qual só a Apple saberá dar resposta. Um preço único para todos os braceletes facilitaria o ato de compra, já que não seria preciso estar preocupado se o relógio vai custar XXX com um bracelete de plástico ou se vai custar YYY com um bracelete de metal.

No entanto os materiais têm preços diferentes entre si, portanto não seria de estranhar que os braceletes estivessem segmentados por preço e por relógio compatível.

Os braceletes da Apple serão os únicos disponíveis?
Nesta fase inicial é normal que a tecnológica de Cupertino queira rentabilizar ao máximo as suas receitas com o relógio. E enquanto não existem modelos no mercado, os fabricantes "de marca branca" não podem começar já a produzir alternativas.

A Pebble apostou neste caminho e está a construir uma comunidade aberta de hardware para braceletes inteligentes. Mas a Apple é mais fechada, é mais proprietária.

Quando chega o Apple Watch?
Sabe-se que será em abril, mas falta o dia específico. A Apple tem por tradição disponibilizar os seus produtos em modelo de pré-venda e depois nas lojas no final da semana, para poder apresentar grandes números de vendas na segunda-feira seguinte.

Quando chega o Apple Watch a Portugal?
Independentemente da resposta à primeira pergunta, a resposta à segunda deverá ser diferente. Olhando para o que aconteceu com o lançamento das últimas versões do iPhone, Portugal não deve estar na lista de países que vai receber inicialmente o relógio.

Qual a duração da bateria do Apple Watch?
O diretor executivo da Apple, Tim Cook, diz que a autonomia é de um dia. Mas este valor é muito vago sabendo que os níveis de utilização são diferentes de pessoa para pessoa. Será um dia em utilização intensiva ou será que uma pessoa mais "poupada" conseguirá atingir os dois dias sem necessitar de carga elétrica?

Quantas aplicações vão estar disponíveis no dia de lançamento?
Atualmente são as aplicações existentes que definem o sucesso de um ecossistema. A Apple foi pioneira no segmento das aplicações móveis e com isso construiu uma base sólida e de confiança com programadores, sobretudo os que têm altos níveis de maturidade.

Serão 100 as aplicações disponíveis? Serão 10 mil? Na segunda-feira logo se saberá.

Qual a resistência do relógio?
O que preocupa mais os utilizadores é o nível de resistência à água. Que se safa perante alguns salpicos já é sabido, mas Tim Cook terá dito que é possível tomar banho com o relógio sem preocupações. Mas então e dar umas braçadas numa piscina? Será que durante a época balnear será necessário deixar o relógio na toalha?

Uma outra questão está relacionada com a possibilidade das diferentes versões apresentarem diferentes graus de resistência.

Estas são apenas algumas das muitas questões que a Apple possivelmente vai endereçar no evento de segunda-feira.

O TeK aproveita também a oportunidade para perguntar aos leitores quais são as maiores dúvidas e as maiores reservas que têm neste momento relativamente ao relógio da Apple?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fonte: tek.sapo.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir