Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-03-2015

Emma Watson pede que homens lutem pela igualdade de gêneros
Atriz impulsiona campanha mundial para unir homens e mulheres na luta pela igualdade de gênero
Emma Watson pede que homens lutem pela igualdade de gêneros
Foto: mulher.terra.com.br

A britânica Emma Watson pediu no último domingo (8) que mais homens e meninos assumam uma posição em prol dos direitos das mulheres e tenham orgulho de ser feministas.

A atriz impulsiona uma campanha mundial para unir homens e mulheres na luta pela igualdade de gênero.

Emma, 24, que é embaixadora da boa vontade da ONU Mulheres, aproveitou o Dia Internacional da Mulher para reforçar a campanha "Ele por Ela" (HeForShe), lançada em setembro e que incentiva homens e meninos a participarem da luta pela igualdade de direitos.

Até agora, cerca de 240 mil homens prometeram se empenhar, de acordo com o site da iniciativa, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o ator Matt Damon.

A meta é mobilizar 1 bilhão de homens e meninos até julho. "Há uma onda sólida de apoio, mas precisamos que mais homens tomem uma posição pela igualdade de gênero", afirmou Emma em um debate sobre o tema no Facebook em Londres. "Os homens geralmente pensam que feminismo é uma palavra para mulheres ... Mas se você se posiciona pela igualdade de gênero, você é feminista."

A atriz, que se tornou famosa ao interpretar a personagem Hermione Granger nos filmes da série Harry Potter, disse que a campanha não tem a ver com homens salvando mulheres.

Ela também convidou o público feminino a endossar a luta. "É desconfortável e constrangedor para as mulheres reconhecerem que há um problema, mas precisamos entender que somos cúmplices", disse.

A atriz afirmou estar satisfeita com a resposta à iniciativa Impacto 10x10x10, um projeto piloto de um ano de duração, lançado no último mês de janeiro, que busca obter o comprometimento de governos, empresas e universidades para a emancipação das mulheres e igualdade de gênero.

Vários países, incluindo a Suécia, os Países Baixos e a Serra Leoa, apoiaram a campanha.

Quando perguntada sobre a igualdade de gênero em uma escala mundial, Emma elogiou o poder das mídias sociais por permitir que meninas e mulheres possam interagir com outras pessoas que lhes poderiam dar conselhos e apoio.

As pessoas presentes na plateia, convidadas pela ONU Mulheres para participar do evento, apresentaram pela Internet as suas histórias sobre o que tinham feito para promover a igualdade de gênero.

Jacob Anderson, de 24 anos, um designer sueco, afirmou apoiar ativamente os direitos das mulheres em fóruns online e mídias sociais."A igualdade de gênero deveria ser um assunto mais falado do que é atualmente ...Não faz sentido que as mulheres e os homens não tenham direitos iguais", declarou Anderson à Fundação Thomson Reuters no evento, em Londres.

Fonte: mulher.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir