Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-03-2015

Samsung Brasil é multada em R$ 10 milhões por assédio moral
A Samsung terá de pagar 10 milhões de reais por dano moral por praticar assédio moral em sua sede em São Paulo. Além da indenização, a empresa será obrigada a veicular uma campanha contra esse tipo de abuso em emissoras de televisão, rádio e revistas, a p
Samsung Brasil é multada em R$ 10 milhões por assédio moral
Foto: www.msn.com

A punição é resultado de um termo de ajuste de conduta (TAC) firmado entre a companhia e o Ministério Público do Trabalho do estado (MPT-SP) para coibir os excessos.

O acordo foi feito em dezembro do ano passado, mas divulgado só agora. Ele determina que metade do valor da multa seja empregado nas peças publicitárias e que os outros 5 milhões sejam doados a instituições de caridade.

Segundo o MPT-SP, diversas denúncias de funcionários foram recebidas ao longo de 2013 e, no início de 2014, foi aberto o inquérito civil contra a fabricante de eletrônicos.

Casos

Entre os relatos, estariam casos de cobranças de metas abusivas, castigos e xingamentos de colaboradores e jornadas de trabalho excessivas.

Um dos denunciantes contou que foi chamado por um chefe de "preguiçoso" e "burro" durante uma reunião com diretores de toda a América Latina. Logo após o ocorrido, o superior ainda teria delegado a ele um "projeto trabalhoso" a ser cumprido dentro de um prazo praticamente impossível.

O mesmo colaborador disse que costumava trabalhar até a meia noite e nos fins de semana e que emagreceu seis quilos em quatro dias no período de execução de uma meta.

Houve também a denúncia de que uma funcionária teria sido demitida por ser "gordinha". A alegação para a dispensa seria a de que "quem não tinha boa aparência não iria refletir uma boa imagem da Samsung".

Além disso, vários funcionários teriam sido acusados de roubar a companhia durante uma auditoria.

Pena
O TAC determina ainda que a Samsung realize todas as suas auditorias internas em português e proíbe que a empresa use "poder de polícia" ou qualquer método de coação nesses processos.

A companhia também se comprometeu a coibir todas as condutas "abusivas, intimidadoras, desrespeitosas e discriminatórias" entre sua equipe e a apresentar ao MPT todas as denúncias de assédio recebidas internamente, bem como as medidas adotadas para corrigi-las.

Caso a Samsung deixe de veicular a campanha contra o assédio ou não faça a doação às instituições filantrópicas, terá de pagar uma multa extra de 5 milhões de reais.

Se a empresa não cumprir as obrigações para coibir os abusos, precisará pagar multa de 50 mil reais por trabalhador atingido.

Procurada, a Samsung não havia enviado posicionamento até a publicação desta matéria.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir