Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-03-2015

Temos que confiar mais no nosso taco

Temos que confiar mais no nosso taco
Foto: Google Imagens

Dia desses li uma pesquisa segundo a qual 80% das pessoas mudam de ideia por conta dos chamados "formadores de opini�o". Eis a� algo que d� o que pensar.



Come�o por Margareth Thatcher. Imaginem que no dia 26 de outubro de 1979 ela afirmou que jamais veria uma mulher ocupar o governo do Reino Unido. "N�o no meu tempo", declarou. E eis que, dez anos depois, a dita cuja estava l�!



E que dizer de Thomas J. Watson, o todo-poderoso presidente da IBM Corporation? Acreditem: em 1958 ele previu, da forma mais solene poss�vel, que no mundo haveria mercado para no m�ximo cinco computadores!



J� William Thomson Kelvin, o famoso f�sico e matem�tico ingl�s, proclamou que "m�quinas voadoras mais pesadas que o ar s�o imposs�veis".



Falando em avi�o, n�o poder�amos nos esquecer de Wilbur Wright, um dos pioneiros da avia��o. Vejam s�: em 1901, ap�s uma experi�ncia fracassada com seu avi�o, ele exclamou que o homem n�o voaria nos mil anos seguintes.



Auguste Lumi�re, por sua vez, legou-nos a seguinte frase: "meu invento (a c�mera de projetar) n�o � para ser vendido. Pode ser explorado algum tempo como divers�o, mas n�o tem nenhum futuro comercial".



N�o menos marcante foi a palavra de Mary Sommerville, pioneira do r�dio, em 1948: "a televis�o n�o vai durar. � uma moda passageira". E Edwin Drake? O pioneiro da prospec��o de petr�leo ouviu dos seus s�cios, em 1859, que cavar buracos para tentar encontrar o ouro negro seria loucura. Literalmente, foi chamado de louco.



Mais recentemente, temos a afirma��o do Almirante William D. Lahy ao presidente dos EUA, Harry Truman, em 1945: "essa � a maior tolice que j� fizemos. A bomba at�mica nunca vai explodir, e eu falo como especialista em explosivos".



N�o menos infeliz foi a revista norte-americana "The Literary Digest" sobre o autom�vel, em 1899: "a chamada �carruagem sem cavalos� � no momento um luxo para os ricos; e, embora seu pre�o deva reduzir-se no futuro, � claro que nunca chegar� a ser de uso comum".



Errou feio tamb�m o conceituado "The New York Times", em cujas p�ginas leu-se, nos idos de 1936, que "foguetes nunca conseguir�o deixar a atmosfera terrestre" - uma previs�o que iria se constatar totalmente infundada apenas dez anos depois.



N�o menos curiosa foi a vis�o do professor Dionysys Larder, da cadeira de Astronomia da "University College London", em 1800: "viagens de trem em altas velocidades s�o imposs�veis porque os passageiros n�o conseguir�o respirar e morrer�o de asfixia". Apenas 139 anos depois o primeiro trem de alta velocidade foi de Floren�a a Mil�o a 165 km/h e ningu�m morreu!



Ainda sobre m�quinas, em 1933, quando a Boeing lan�ou o modelo 247, capaz de carregar dez passageiros, um de seus engenheiros exclamou que "nunca ningu�m conseguiria fazer um avi�o maior".



Outro pessoal ruim de previs�o foi o do Instituto Nacional do C�ncer dos Estados Unidos da Am�rica, em 1954. Segundo eles, a influ�ncia do h�bito de fumar na forma��o do c�ncer de pulm�o seria m�nima.



H� tamb�m aqueles que avaliam mal as pessoas. E assim Marilyn Monroe foi aconselhada a casar-se ou arrumar um emprego de secret�ria, pois n�o tinha a menor chance de ser atriz. De matar de rir, tamb�m, ver que em 1964 Ronald Reagan foi rejeitado para figurar em um filme sobre a pol�tica norte-americana por n�o ter "jeito de presidente".



Diante de tantos descalabros, cometidos por pessoas cultas, l�deres de seus tempos, fico a meditar sobre um mundo no qual tantos vivem suas vidas nas vidas de outras pessoas.

Fonte: O Autor
 
Por:  Pedro Valls Feu Rosa    |      Imprimir