Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2015

Nunca é tarde: aposentado de 85 anos é calouro de Direito
Quando Luiz Alberto Ibarra saiu de Uruguaiana, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, para concluir o ensino básico em Porto Alegre, sonhava ser advogado. Acabou mudando de rumo, por influência de amigos e do envolvimento com o Movimento Tradicionalista
Nunca é tarde: aposentado de 85 anos é calouro de Direito
Foto: www.msn.com

Quatro filhos, três netos e uma graduação de Agronomia depois, decidiu que era hora de pagar a dívida ao jovem Ibarra. Hoje, aos 85 anos, ele é o vovô da turma de calouros de Direito da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs). O mais velho e um dos mais aplicados.

Formou-se agrônomo, mas trabalhou mesmo como jornalista, a vida inteira. Ou melhor, por cinco décadas, porque ainda há muita vida pela frente para quem já sonha com o dia da formatura. Aposentado desde 2000, Ibarra não se adaptou à vida ociosa. "De repente, eu estava aposentado. Ficava em casa, lia o jornal, não estava acostumado a ficar parado." Nas caminhadas pelo bairro Cidade Baixa, onde mora em Porto Alegre, o aposentado passava em frente à faculdade e ficava observando o movimento dos estudante. "Pensava em entrar, pedir informações, mas não sabia se daria certo."

O ingresso na faculdade demandava uma prova de redação. Determinado, Ibarra estudou manuais de redação e temas da atualidade, que imaginava que poderiam cair na prova. Para sua surpresa, recebeu da direção a notícia de que poderia fazer a matrícula sem prestar o exame. Mas nada é tempo perdido para o dedicado estudante. "Pude estudar um pouco antes de começarem as aulas."

Estudar sempre foi um valor caro para a família de Ibarra. Na juventude, pode completar os estudos com a ajuda do irmão Luiz Manoel, que convenceu os pais de que valia a pena enviar o caçula para a capital e ajudou a pagar o internato. Tinha 15 anos quando se mudou para Porto Alegre. Hoje, ao lado da mulher, a professora aposentada Suely, comemora as conquistas de filhos e netos, como a formatura da neta Rafaela. Por sua vez, os jovens se orgulham do vô e publicam mensagens carinhosas no Facebook com a história do novo calouro de Direito. Enquanto exibe o porta-retrato com Rafaela de toga e barrete, Suely faz as contas e já enxerga o marido, aos 90 anos, com o mesmo traje. "Já tem até fotógrafo se oferecendo para trabalhar de graça na minha formatura. Vou cobrar", brinca o universitário.

Fonte: www.msn.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir