Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2015

"Estou na menopausa", diz Jolie após retirar os ovários
Atriz publicou carta aberta nesta terça-feira (24) para explicar sua decisão de fazer uma cirurgia para eliminar chances de câncer no órgão

Foto: mulher.terra.com.br

Eram de 50% as chances de Angelina Jolie contrair um câncer de ovário. A atriz , que já havia feito uma dupla mastectomia para eliminar os 87% de riscos de ter câncer de mama , resolveu retirar os ovários e as trompas de Falópio em uma cirurgia na semana passada, e contou sua saga em carta aberta publicada no The New York Times nesta terça-feira (24).

"Estava planejando isso por algum tempo. É uma cirurgia menos complexa do que a mastectomia, mas seus efeitos são mais severos. Coloca a mulher em uma menopausa forçada", revela ela. Jolie também diz que chegou a ter suspeita da doença no órgão, tendo até que fazer um exame que, para sua sorte, deu negativo. "Disse a mim mesma para permanecer calma, ser forte, e que não tinha razões para pensar que não poderia ver meus filhos crescerem, nem conhecer meus netos", continua.

Angelina, que perdeu a mãe, a tia e a avó para o câncer, contou também que a cirurgia, por mais que fosse sua melhor opção, segundo os médicos que consultou, não remove totalmente as chances dela contrair a doença. "O fato é que continuo propícia ao câncer. Irei procurar por maneiras naturais de fortalecer meu sistema imunológico. Me sinto feminina e firme em minhas decisões. Sei que meus filhos nunca poderão dizer: "minha mãe morreu de câncer no ovário"", acredita, e finaliza: "estou agora na menopausa. Não poderei ter mais filhos e estou esperando algumas mudanças físicas. Mas me sinto pronta para o que vier. Não porque sou forte, mas porque isso faz parte da vida".

De acordo com informações do jornal espanhol El País, especialistas consideram a ovariectomia agressiva para mulheres que ainda não atingiram a menopausa (o que normalmente acontece entre os 45 e 55 anos). A retirada dos ovários elimina o risco de câncer, mas provoca alterações hormonais similares a uma menopausa precoce.

Fonte: mulher.terra.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir