Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-03-2015

Estoque de vacina que combate à tuberculose está zerado no R
Governo federal deu prazo até o final de março para enviar as doses. Segundo infectologista, o estado tem alta incidência da doença.
Estoque de vacina que combate à tuberculose está zerado no R

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado nesta terça-feira (24), mas a situação no estado do Rio de Janeiro não é muito boa. O estoque da vacina BCG, que faz a prevenção contra a doença, está zerado. Em nota, a secretaria Estadual de Saúde, disse que o Ministério da Saúde enviou um comunicado informando que 50% do quantitativo pedido de vacinas seria entregue em fevereiro, o que não ocorreu. Como o repasse não foi feito, foi dado um novo prazo até o final de março.
A Secretaria Municipal de Saúde está tentando agendar os atendimentos, as aplicações de vacinas no mesmo horário, ou pela manhã ou no período da tarde, porque cada frasco tem 10 doses e é uma forma de tentar economizar na aplicação, já que a validade entre as doses é de apenas 6 horas. Segundo o médico e infectologista Edimilson Migowski, a vacina ainda é a principal forma de evitar as causas graves da doença, que é a que causa mortes.
"O país, infelizmente, tem uma elevada incidência de tuberculose, o Rio de Janeiro é um dos campeões na incidência, portanto, a forma mais eficiente de evitar essa doença é realmente com a vacina e também evitar contato com pessoas contaminadas. É importante que quem esteja com tuberculose que trate direitinho porque depois de duas semanas você não contamina mais ninguém, mas o tratamento deve ser feito, por no mínimo, seis meses", afirmou Migowski.
Ainda de acordo com o infectologista, é fundamental o diagnóstico rápido da doença, pois quando mais precocemente a tuberculose é tratada, menor a gravidade e menos pessoas o doente contamina. Nesta terça, a Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro está realizando um movimento, de 9h às 12h, na Rua Mem de Sá, número 197, no Centro do Rio, para conscientizar a população sobre a gravidade da doença.
A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), é transmitida por meio das gotículas eliminadas na respiração, espirros ou tosse. Os principais sintomas são tosse por mais de duas semanas, febre, sudorese, dor no peito, emagrecimento e, em casos avançados, escarro com sangue. O pulmão é o órgão mais afetado, porém, intestino, rins e ossos também podem ser cometidos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir