Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2015

Repasse de vacinas diminui em até 70% no norte do Tocantins
Desabastecimento acontece há mais de dois meses em Araguaína. Crianças recém-nascidas precisam esperar a chegada das doses.
Repasse de vacinas diminui em até 70% no norte do Tocantins
Foto: g1.globo.com

O problema da falta de vacinas nos postos de saúde de Araguaína, norte do Tocantins, continua. Segundo a prefeitura da cidade, o desabastecimento acontece há mais de dois meses. Hoje, as unidades do município estão com a falta da vacina BCG, que imuniza contra a tuberculose, e há poucas doses da DT, contra tétano, e Hepatite B. Além disso, as vacinas contra Febre Amarela, contra a raiva, Dupla Adulto, Tetra Viral, HIB (Influenza Tipo B) também estão com os repasses diminuídos em até 70%.
O déficit nos estoques acontece devido a problemas na produção das vacinas pelo laboratório que produz o material, segundo um comunicado do Ministério da Saúde de 26 de fevereiro. A promessa era de que a regularização do envio de vacinas BCG se daria no dia 18 deste mês, mas a Prefeitura de Araguaína disse que as doses estão em falta.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as ações estão baseadas na prevenção primária das doenças e no agendamento de vacinas. "É importante que diante da falta de vacinas, as pessoas possam evitar situações de risco, como é o caso do tétano, não manusear objetos enferrujados e cortantes, e da hepatite, não consumir água sem tratamento adequado", alertou a coordenadora municipal de Imunização, Antônia Macedo.

Quanto às crianças recém-nascidas que precisam ser imunizadas com a BCG, o município disse que está fazendo o cadastro e, assim que forem chegando as doses, as mães serão comunicadas para levarem os bebês. O agendamento de outras vacinas está sendo realizado nas unidades básicas de saúde.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir