Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2015

Facebook quer começar a distribuir notícias
Rede social quer poupar tempo aos utilizadores e ganhar dinheiro com as notícias dos grandes jornais, prometendo partilhar lucros. Especialistas portugueses falam em "perigo".
Facebook quer começar a distribuir notícias
Foto: www.dn.pt

"Se cem pessoas virem uma ligação de uma notícia no Facebook, apenas cerca de 20% é que vão efetivamente ler a informação." A garantia é dada por Rui Lourenço, especialista em social media, e explica o porquê de a companhia de Mark Zuckerberg querer começar a distribuir notícias diretamente, em vez de esperar que os utilizadores as partilhem nos seus murais.
O Facebook está em negociações com cerca de meia dúzia de empresas de media como os jornais The New York Times e The Times, a plataforma digital de conteúdos de entretenimento e informação BuzzFeed e o canal temático National Geographic para que estes produzam informação que fique alojada diretamente na rede social. Em troca, os utilizadores pouparão cerca de oito segundos a chegar à notícia. Os publishers serão compensados com uma parte da publicidade angariada diretamente com os conteúdos consultados por um universo potencial de 1,4 mil milhões de utilizadores (cerca de cinco milhões em Portugal).
"É um negócio que interessa a toda a gente. Se as notícias forem publicadas no Facebook e forem pagas, os media acabam por ganhar mais dinheiro e ter audiência. Mas é um terreno perigoso porque a experiência diz-nos que agora aquela rede é a campeã em tudo, mas não sabemos o amanhã. A estratégia passa por criar um monopólio e temo que quem não aceitar possa ser rejeitado", afirma Rui Lourenço.

Fonte: www.dn.pt
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir