Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-03-2015

Confiança do consumidor cai pela terceira vez seguida, diz F
Queda do ICC foi motivada principalmente pela piora da situação atual. Índice atinge o mínimo histórico pelo terceiro mês consecutivo.
Confiança do consumidor cai pela terceira vez seguida, diz F
Foto: g1.globo.com

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas recuou 2,9% em março, ao passar de 85,4 para 82,9 pontos. Com o resultado, o índice atinge o mínimo histórico pelo terceiro mês consecutivo.
A queda do ICC foi motivada principalmente pela piora da situação atual. Entre fevereiro e março, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 5,6%, de 82,3 para 77,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,4%, ao passar de 87,0 para 85,8 pontos.
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), os dois índices encontram-se nos níveis mínimos históricos. Considerando-se comparações com séries padronizadas, as expectativas estão em pior estado que as percepções sobre a situração atual: o IE está 3,4 desvios padrão abaixo da média histórica e o ISA, 2,9 desvios abaixo da média.
"O ICC aprofunda a queda, se afastando ainda mais dos níveis mínimos anteriores, registrados durante a crise financeira internacional de 2008-2009. Aos fatores econômicos, como inflação e mercado de trabalho, soma-se a preocupação do consumidor brasileiro com a turbulência do ambiente político e com os riscos de abastecimento de água e energia", afirma Aloisio Campelo superintendente para ciclos econômicos da FGV/IBRE, por meio de nota.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir